07/04/2010

Onde estudar? Cambridge Exam Preparation na CES (Centre of English Studies)

Olá pessoal!

A pedidos (viu Eduardo?) fui entrevistar duas alunas brasileiras que estudam lá na CES – Centre of English Studies.

Por favor saibam que meus posts não servem para divulgar ou promover nenhum lugar, mas somente para informar as pessoas. Os entrevistados não são meus amigos para que não haja nenhum tipo de influência e as opiniões contidas aqui são exclusivamente do entrevistado.

Sem mais enrolação…essas são a MARIANA e a ISABELLA!

Essas mocinhas super simpáticas estão fazendo o curso preparatório para o exame Cambridge. Elas não são irmãs e nem vieram juntas pra Irlanda, mas estão na escola há mais ou menos dois meses. A Mariana é de Sorocaba e é da área de comunicação e a Isabella é de Londrina e trancou a faculdade de engenharia de produção para vir pra terra dos leprechauns. O que elas estão achando da experiência? É só ler a entrevista…

Quais são seus nomes e idade?
Mariana Bergamo, 26 anos e Isabella Nishikawa, 22 anos.

Qual o seu curso e escola?

Cambridge Exam Preparation – na CES (Centre of English Studies)

Há quanto tempo estão aqui na Irlanda e há quanto tempo estudam na escola?
Mariana & Isabella – Há mais ou menos dois meses.

E nesse curso?
Isabella – Achamos que era uma boa oportunidade, então decidimos mudar.

Mariana – Nesse curso uns 15 dias, pois estávamos fazendo General English antes, mas surgiu a oportunidade para mudar de curso.

Por que?
Isabella – Eles oferecem mais conteúdo em menos tempo, é mais intenso.

Mariana – Tive referências de amigos que mudaram de curso e além de tudo eu terei a certificação internacionalmente reconhecida no final do curso, o que eu não teria no General English.

Por que vocês escolheram a CES (Centre of English Studies)?
Isabella – Vim para cá pela Mundial turismo, que me deu uma lista das escolas disponíveis. Escolhi a CES porque o preço era mediano, a localização boa e a agência me recomendou a escola, porque tinha poucos brasileiros.

Mariana – Tenho uma história interessante. Na verdade eu vim pra Irlanda matriculada na LCI, que era uma escola excelente, que eu gostava muito, mas como a crise bateu e antes das coisas ficaram piores, a escola decidiu fechar. Eu estava lá há duas semanas quando eles deram o aviso de que os alunos teriam de tomar uma decisão: Pegar o dinheiro de volta ou serem transferidos para uma outra escola, a Alpha College, por indicação. Alguns professores e amigos da LCI foram pra lá, mas eu não me identifiquei com a escola, então decidi procurar outra. Conversei com o diretor da LCI que me disse para procurar escolas com a qualificação EAQUALS | The European Association for Quality Language Services que somente quatro escolas na Irlanda têm. a CES é uma delas. Resolvi conhecer e minha recepção foi muito boa, o Joey me mostrou a escola toda e rolou uma empatia. A escola é maior que a LCI e tem uma infra-estrutura melhor, então escolhi a CES, e realmente, aqui temos poucos brasileiros e por ser uma escola um pouco mais cara, a demanda é menor.

Qual o seu objetivo em estudar aqui?
Isabella – Ter inglês fluente para que eu tenha mais oportunidades na minha área de trabalho e para minhas viagens também.

Mariana – Concordo com a Isabella, o inglês é o objetivo. Uma vez que você domina a língua, é como se você dominasse o mundo – não existem mais fronteiras. Também vim para aperfeiçoar meu inglês e se surgir a oportunidade, quem sabe não consigo algo na área de publicidade…

Qual sua opinião sobre seu curso?
Isabella – É um curso muito bom. Os professores são muito bons. Eu tinha aulas de inglês no Brasil e não tinha a mesma estrutura.

Mariana – É um curso super focado, especialmente nas 5 skills (Listening, Reading, Writing, Use of English and Speaking). O conteúdo é intenso.

Mas é digerível?
Isabella & Mariana – Sim, claro!

Vocês acham que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Isabella – Nossa, demais. Aqui a gente tem muito mais contato com o inglês, porque os outros alunos não falam a sua língua, nem seus professores, então não tem jeito. Além disso, aprendemos expressões comuns deles, do uso cotidiano, de situações reais, então o foco é aprender inglês!

Mariana – A gente aprende a dizer as mesmas coisas, mas de modo diferente. Acho que ser fluente é isso. É aprender a se expressar de diversas maneiras. Aqui conseguimos praticar o inglês a todo momento, morando com estrangeiros, o contato é mais abrangente e além do que, a carga horária é mais intensa.

O que vocês acham que sua escola oferece de diferencial?
Isabella – Aqui realmente tem poucos brasileiros e a escola dá suporte para tudo o que você precisar.

Mariana – Abertura, os funcionários, professores. Aqui eles estão sempre de portas abertas. Quando precisei mudar de escola eu estava muito estressada, meu visto vencia em dois dias e a escola me ajudou a acertar tudo.

O que vocês mais gostam e menos gostam na sua escola?
Isabella – Hmmm, nossa, que difícil. Gosto muito da diversidade das nacionalidades dos alunos. Acho isso muito legal e o que eu não gosto…ah, acho que a escola poderia oferecer uma variedade maior de livros na biblioteca.

Mariana – Eu adoro os professores, rolou uma empatia, isso é o que eu mais gosto. O que eu menos gosto é que alguns alunos ficam fumando bem na porta da saída da escola e isso me incomoda.

Quantos alunos tem na sua sala/curso?
Isabella – Agora não estamos na mesma sala, na minha tem 8

Mariana – Na minha 10

Vocês tem alguma sugestão para a melhoria da escola?
Isabella – Maior variedade de livros?

Vocês gostam de estudar aqui?
Isabella e Mariana – SIM!

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?
Isabella – Temos 4 horas de aula por dia

Mariana – O horário começa as 9, então dá pra acordar um pouquinho mais tarde…

Isabella – E acaba na hora do almoço, que é super bom. As aulas vão das 9 às 11. Aí temos um intervalo de 20 minutos, depois aulas das 11:20 às 13.

Mariana – Ah, também temos a opção de fazer aulas extras, gratuitas, duas vezes por semana no período da tarde, mas as aulas são com professores em treinamento.

E o que vocês acharam dessas aulas da tarde?
Isabella – Estive lá para escutar inglês, não tive oportunidade para falar…

Mariana – Nossa, sério? Eu tive aula particular. Eu e três professores só pra mim.

E o conteúdo?
Isabella – É revisão. Se é pra ver verbos, vamos ver os básicos.

Mariana – Vamos pra praticar o inglês e dar uma força para os professores.

O que vocês gostariam que tivessem lhe dito antes de você chegar aqui?
Isabella – Eu queria muito que tivessem me dito que as coisas são caras aqui. Tudo é muito caro.

Mariana – Gostaria que tivessem me dito para manter o pé no chão. Não venham pra cá achando que é sonho, tudo cor-de-rosa. Mantenha-se na realidade. Alguns momentos serão muito punk, muito difíceis. Mas acima de tudo, venha com um OBJETIVO.

Quando o curso acabar, o que vocês pretendem fazer?
Isabella – Vou voltar pro Brasil e terminar minha faculdade, que está trancada. Com minha experiência vou buscar empregos em multinacionais. Não tenho intenções de ficar na Irlanda, quero voltar.

Mariana – Não sei bem o que vai acontecer, né? Mas antes de voltar pro Brasil quero viajar pela europa, mas nunca se sabe, se surgirem oportunidades de estágios, agências…por que não ter a experiência de uma outra cultura? Aprender novos processos, acumular bagagem…

Está certo meninas! Muito obrigada pela entrevista!

CES
31 Dame Street, Dublin 2
www.ces-schools.com

Esses são os pontos de vista da Mariana e da Isabella. Se vocês quiserem que eu entreviste alunos de alguma escola em particular ou se você quiser falar um pouco sobre a sua escola, deixe um comentário! Vamos conversar! Os brasileiros que estão procurando informações agradecem!

Até amanhã!

Postado por: | Comments (26)

  1. Valeu Tarsila, ótimo post!! Acho que vou acabar indo pra CES mesmo =D

    Comentário by Eduardo — 08/04/2010 @ 2:45 pm

  2. Conhece alguém que estude na Eurocenters? É pela qual eu vou.
    =D

    Comentário by Larissa — 09/04/2010 @ 11:55 pm

  3. Oi Eduardo! Já respondi seu email! 🙂

    Olá Larissa! Seja bem-vinda ao blog! Eu pessoalmente não conheço ninguém que estude na Eurocentres, mas pesquisei na internet e vi que a escola que representa a Eurocentres em Dublin é a Alpha College. Vou tentar entrar em contato com alguém de lá. Se eu conseguir uma entrevista, vou postá-la no dia 21. Pode ser? Vou te mantendo atualizada. 🙂

    mais uma vez, obrigada (os dois) pela visita!

    Comentário by Tarsila Kruse — 10/04/2010 @ 3:11 pm

  4. Olá pessoal. Muito boa as entrevistas!!!! Vocês responderam quase todas as minha dúvidas. Devo viajar para Dublin por volta de Janeiro de 2011. Contudo ainda preciso de uma orientação:

    Gostaria de saber se ao invez de “pagar” uma agência aqui no Brazil para ser a intermediária para mim eu poderia contactar direto a escola escolhida no país destino. Acredito que assim evitaria tem que pagar o serviço prestado pela agência no Brasil.

    No aguardo
    Lima – SP

    Comentário by Lima — 05/06/2010 @ 11:56 pm

  5. Lima, eu não sei como isso funciona com a CES, mas de modo geral as escolas têm um preço para quem vem do Brasil e outro para quem quer renovar e já estudou aqui (que geralmente tem algum desconto). Se você preferir contatar a escola diretamente você talvez consiga um preço mais baixo, mas creio que será difícil pois as escolas e agências têm acordos de modo que os preços para os alunos seja o mesmo, assim escola e agências não competem.

    De qualquer maneira eu te desejo muita boa sorte e espero que isso te ajude!

    Até mais!

    Comentário by Tarsila — 06/06/2010 @ 12:48 am

  6. Prezada Tarsila,
    Gosto muito do seu Blog e vc esta de parabéns muito obrigado pela sua ajuda esse é meu primeiro comentário.
    Bem meu interesse nesse post é o seguinte: gostaria de ter o contato das entrevistadas Mariana Bergamo ou Isabella Nishikawa. Pq tenho algumas perguntas do tipo. Qual a agência que elas contrataram? Qual o valor cobrado por ela? De todas as entrevistas lidas essa é uma das poucas nas quais eu não vejo críticas e na qual o número de brasileiros na escola é bem reduzido.
    Desde já muito obrigado pela sua atenção.
    Quem sabe eu tbm não te dê uma entrevista quando estiver aí? kkk

    Comentário by Jackson Miranda — 15/06/2010 @ 4:35 pm

  7. Oiii novamente, estou pessando em estudar na CES, gostaria de saber se tem como vc saber se a CES segue algum metodo, posi pelo q vejo de amigos q estudaram em outras escolas, q elas n tem metodo, o prof chega com um xerox e cada dia é uma coisa.. n segue uma linha, entao é isso, queria saber como funciona la dentro, o ter contato com as meninas para saber a respeito..obrigado mais uma vez.vc está salvado minah vida.rs

    Comentário by fabricio aguiar — 29/06/2010 @ 5:07 am

  8. Olá Fabricio!
    Eu dei aulas de inglês na CES por um tempo e até onde eu sei eles funcionam da seguinte maneira: Dependendo do curso que você vai escolher, há um livro fixo, contudo existem muitas atividades que estão vinculadas ao que os alunos estão aprendendo, sempre relacionando a atividade com o conteúdo que já foi visto. O professor constrói atividades considerando os exercícios dos livros, quando estes não são os mais adequados, pois os livros nem sempre tem atividades dinâmicas ou eficientes. As abordagens utilizadas pela CES são variadas, mas primariamente focada em atividades comunicativas onde os estudantes tem mais oportunidades para praticar a língua.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Comentário by Tarsila — 29/06/2010 @ 8:35 pm

  9. Oi Tarsilia, bom ler que o CES é um boa escola, estou pensando em adiar minha ida, pretendia ir em fev. 2011 pra ficar um mês, mas estou querendo ir pra ficar mais tempo então irei provavelmente em out.2011, mas com certeza irei, até lá vou me interando melhor sobre as escolas. Mas a CES vai ficar na minha lista.

    Comentário by Karina — 31/07/2010 @ 12:03 am

  10. Oi Karina!

    Eu realmente recomendo que você venha para ficar mais de um mês. Há tantas coisas bacanas para se ver e fazer! 🙂
    De qualquer jeito, fique à vontade no Vida Na Irlanda e se precisar, é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2010 @ 12:47 am

  11. Por favor alguém tem conhecimento sobre o General English with Business English da CES?
    Gostaria de saber também se na Irlanda é como aqui no Brasil que precisamos completar 1 semestre (6 meses) para ter o certificado correspondente aquele nível do curso de idiomas.
    É possível eu receber o contato das entrevistadas?
    Pretendo ir em Set/2011

    Comentário by Michelli — 12/09/2010 @ 3:00 am

  12. Olá Michelli!

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda!
    Eu não estudo na CES, mas é normal a escola emitir o certificado de conclusão uma vez que o aluno complete o curso que ele comprou, independente se ele mudou de nível durante este período.
    Infelizmente eu não tenho o contato destas entrevistadas, portanto não tenho como contatá-las. Desculpe.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/09/2010 @ 10:45 pm

  13. Oi Tarsila!

    Adorei as entrevistas, ajuda muito quem ainda está no Brasil. Vi escolas que oferecem curso de 6 meses de aula e 6 meses de férias. Todas as escolas oferecem esse tipo de curso?

    Obrigada!

    Comentário by Luciana — 15/09/2010 @ 4:29 am

  14. Olá Luciana!

    Tudo bem?
    Nem todas as escolas oferecem este curso, por isso vale a pena verificar com a sua agência e também no site da escola escolhida quais os cursos que eles oferecem. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/09/2010 @ 10:12 am

  15. Ok Tarsilla. Muito Obrigada. Continuo lendo bastante sobre as escolas. Vou ver a que melhor oferece um pacote de o curso de inglês geral com o inglês p/negócios. Se tiver algum(a) brasileiro(a) que vc conheça e que estude na CES por favor gostaria de manter contato.
    Que tal um post com o contato dos alunos que se dispuserem a responder dúvidas nossas (que ainda vamos estudar aí)?!
    Obrigada,
    Michelli

    Comentário by Michelli — 16/09/2010 @ 2:44 am

  16. Olá Michelli!

    Disponha! Eu não tenho o contato das meninas da CES, mas se eu conhecer alguém eu com certeza passo o contato. A partir de agora vou incluir esta opção na entrevista! Obrigada pela sugestão!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/09/2010 @ 10:30 am

  17. Tarsilia acabei de fechar com a CES estou muito preocupado porque paguei relativamente mais caro… como vc deu aula lá acredita ser um bom investimento 1000 euros a mais nessa escola? esncontrei escolas por 1000 euros e médias por 1500 a 2000 e nessa eu paguei 2.500 estou morrendo de medo!!
    Fiz a escolha certa ?

    Ps: se não aprovar ao menos me responda por e-mail please

    Obrigado e seu blog é fantastico.

    Comentário by Rodrigo Oliveira — 27/10/2010 @ 6:11 pm

  18. Olá Rodrigo!

    Muito obrigada pelo elogio! 🙂
    Eu não acho que você deva se preocupar com a qualidade de ensino da CES, pois é considerada uma das melhores escolas de Dublin. Eu já dei aulas lá e posso garantir que o ensino é focado nas necessidades dos alunos e as aulas são planejadas de modo a explorar todos os estilos de aprendizagem. Pode ficar tranqüilo que se seu objetivo é estudar mesmo, você fez um bom negócio.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/10/2010 @ 12:34 am

  19. Oi Tarcila! Estou adorando seu blog, foi ótimas sua idéia de fazer entrevistas com as pessoas sobre a escola, porque assim temos uma visao melhor antes de chegar ai. Eu moro em SP e gostaria de saber se pela CES, voce indica alguma agência, ou pelo menos saber por qual agências as meninas foram.!! Valew…bjoss

    Comentário by Adriana — 30/10/2010 @ 10:03 pm

  20. Olá Adriana!

    Obrigada pelos elogios!Fico feliz em saber que você está adorando o blog! Yay!
    Infelizmente eu não tenho o contato das meninas, mas sei que as três agências patrocinadoras do Vida Na Irlanda – Optima Intercâmbio http://www.optimaintercambio.com.br, Mango http://www.mangointercambios.com.br e Você Pelo Mundo http://www.vocepelomundo.com.br trabalham com a CES, então acredito que vale a pena fazer cotações com elas. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/10/2010 @ 10:46 pm

  21. Obrigada pelo retorno Tarsila! Aproveitando, eu sei que nao é bem o tema do post, mas gostaria de saber de você, sobre emprego, está demorando muito pra encontrar? E também sobre o número grande brasileiros, é realmente muito grande? Você poderia me passar seu e-mail ou MSN pra eu perguntar umas coisinhas, estou um pouco insegura…Beijoss..obrigada!

    Comentário by Adriana — 03/11/2010 @ 4:45 pm

  22. Olá Adriana!

    Disponha! Em relação aos empregos, existem muitos fatores que influenciam encontrar um. Há pessoas que conseguem muito rápido (menos de 1 semana) outras mais (2/3 meses).
    Dê uma olhada nestes posts aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html

    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html

    Sim, o número de brasileiros em Dublin é grande mas sempre muda, pois a maioria das pessoas vem para estudar ficam 6 meses até 1 ano e depois voltam para o Brasil.

    Não fique insegura, no que puder vou passar as informações que você procura.
    Infelizmente eu não uso mais meu MSN, mas ficarei feliz em responder seus comentários.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2010 @ 12:10 am

  23. Boa noite,Tarsila gostei muito do blog,parabéns!!!
    Provavelmente estou indo para Dublin em fevereiro,mas com essa crise, eu fiquei meio reticente.Não tenho formação acadêmica,só um inglês que dá pra me virar.Fechei o pacote com a mundial intercâmbio para estudar na CES,e tenho certeza que paguei um preço bem salgado,mas está feito……:(!!!
    Enfim,queria saber se com a crise,você acha que vai ficar(se já não está) mais difícil para nós estrangeiros e não europeus arrumarmos emprego?!!

    Obrigado e até logo!!!

    Comentário by Leandro Moreira Lima — 19/11/2010 @ 1:03 am

  24. Olá Leandro!

    Muito obrigada pelo comentário e elogio!
    O pacote com a CES pode ter sido salgado, mas a escola é bem conhecida pela qualidade de ensino, então aproveite. 🙂
    Eu escrevi um post sobre a crise econômica, dê uma olhada aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/crise-economica-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/11/2010 @ 12:39 pm

  25. Ola tarsila, tudo bem?

    Então estou resolvendo fechar o estudo para 2 semanas com acomodação direto com a CES, existe alguma preocupação que deve me precaver?? Posso pagar todos os valores antecipados direto pra escola e confirmar? é minha primeira viagem internacional .

    obrigado Otimo site! bjs

    Comentário by Adriano castro — 19/10/2011 @ 11:31 pm

  26. Olá Adriano!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    A CES pode lhe informar quais são os documentos necessários para a sua viagem. Não vejo problema algum em você ter duas semanas de acomodação organizadas com a escola, pois é normalmente através da própria escola que as agências também organizam este assunto. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 5:31 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.