30/12/2010

Retrospectiva 2010

2010 está sendo (ainda por mais um dia) um destes anos que a gente espera que seja diferente, acho que é por causa do 10, completando uma década, parece importante, não é mesmo? E posso dizer que os 364 dias que passaram foram realmente fantásticos.

De modo geral eu tive uma “virada” na vida em muitos aspectos, especialmente nos âmbitos profissional e social, pois tive as mais variadas experiências, dando aulas de inglês online, desenvolvendo materiais de e-learning para cursos focados em irlandeses, traduzindo um livro de mídias sociais para o Brasil e ilustrando outro aqui na Irlanda e até mesmo criando acessórios diferenciados – tudo isto só foi possível porque conheci pessoas incríveis e maravilhosas… afinal de contas, networking é tudo!

Nunca interagi tanto e nem conheci tantas pessoas novas como em 2010 e isto, para mim, foi maravilhoso. Não somente porque tive um ano extremamente produtivo, mas porque fiz amizades muito especiais, pude colaborar com a experiência de vida de muitas pessoas no exterior e pude contribuir para um mundo melhor. Por tudo isto, me sinto muito realizada.

Apesar de não ter ido ao Brasil neste ano contei com uma visita muito gostosa do meu pai e pela primeira vez consegui ver minha mãe (e minha estrelinha) através da internet. Tive a oportunidade de rever um dos meus países mais amados, o Egito, e me apaixonar por Barcelona, além de deslumbrar os mistérios de Toledo.

Pratiquei muito a paciência e a determinação (e ainda tenho muito a aprender), aprendi a escutar mais, sonhar mais, fazer mais, conhecer e explorar mais, porque o mundo é um lugar muito grande para a gente não fazer nada…

Além disto acredito que a maior transformação de 2010 foi a perspectiva do Vida Na Irlanda. Comecei a escrevê-lo de modo que ele se tornou mais informativo e o recheei de pequenas delícias que fazem a Vida Na Irlanda tão especial. Esta mudança ressoou pelas veias internetísticas e pudemos (eu e você) nos comunicar – compartilhando estórias, tirando dúvidas e despertando ainda mais a curiosidade que cerca a Ilha Esmeralda!

Passamos por cada aventura! Vimos neve no começo e no final deste ano, descobrimos lugares diferentes, como por exemplo, Newgrange, entrevistamos alunos de diversas instituições, conhecemos algumas Baladas em Dublin, discutimos assuntos relevantes como o Choque Cultural e a Crise Econômica na Irlanda, entendemos melhor como a Fair City funciona, pesquisamos sobre gastos básicos e até aprendemos algumas palavras típicas da Irlanda.

Foi demais, não foi?

Portanto obrigada a você, leitor(a) do Vida Na Irlanda! Muito obrigada mesmo por ter feito meu 2010 tão especial! Infelizmente não irei mencionar todas as pessoas que entraram em contato comigo este ano (acredito que nem consigo), mas sei que muitos leitores só vem até aqui dar uma espiadinha, não deixando comentários ou e-mails, contudo não importa qual tipo de leitor você é, muito obrigada, do fundo do meu coração, por ter feito meu 2010 tão incrível.

Espero que 2011 ainda seja um ano de cultivo, mas também repleto de realizações para todos nós!

Postado por: | Comments (46)

  1. Nós que temos muito que te agradecer. O Vida na Irlanda é muito importante para os que estão na Irlanda e para os que virão para esta ilha, com ótimos textos e excelentes fotos! Eu fico honrado de ter contribuído com um pouco da minha experiência com você e com seus leitores.
    Obrigado!
    E desejo de que 2011 seja ainda melhor para todos nós!
    Beijos.

    Comentário by Marcos Daltozo — 30/12/2010 @ 6:31 pm

  2. Olá Marcos!

    Magina! Fico feliz em poder ajudar e em ter conhecido pessoas tão bacanas, como você, que buscam ajudar aqueles que querem ter uma experiência de vida aqui na Terra dos Leprechauns!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:02 pm

  3. Tarsila… Realmente, o fato de o ano ser 200 e DEZ deixa todo mundo com uma grande expectativa.
    Porém veio a crise, muitas catástrofes ao redor do mundo e acredito que todos, sem exceção, esperam um 2011 muito, mas muito melhor e creio que será… Pelo menos aqui no Brasil, hehehe.
    É hora de traçar novas metas, repensar o porque das antigas não terem sido atingidas (se for o caso) e otimismo… Acredito que essa seja a palavra do novo ano.
    Muito obrigada por esse ano repleto de informações, ajuda… Acredito que só um ser muito iluminado para distribuir tanta alegria, informação útil, boa… é raro encontrar (seja sobre a Irlanda ou não) pessoas dispostas a falar de coisas boas, apenas ruins… na novela, nos telejornais… tudo gira em torno da violência, da mesmice, das baixarias e então tem o VidaNaIrlanda… Onde podemos escapar para um mundo (agora não tão desconhecido) repleto de alegrias, um sonho que todos pretendemos atingir, e se Deus quiser, em 2011 fim de setembro, eu realizo o meu!
    Muito obrigada e que o novo ano traga o que todo mundo deseja: Paz, amor, alegria e saúde.
    Eu ouso desejar mais:
    – Amor para dar e vender, amigos de verdade, colegas de trabalho legais, festas incríveis, experiências novas, aventuras memoráveis, dinheiro no bolso, generosidade no coração, pois de nada adianta ter dinheiro se o nosso irmão está do lado, passando fome! Muitos homens bonitos (para quem é descompomissada, tipo eu) pra quem não é também, pois olhar não mata, rsrsrs.
    Muita cultura, muitos livros – o futuro da educação, filmes bons, atores magnificos, roupas super fashions e mega baratas, hahah;.
    Tudo de bom e do melhor que nós – meros mortais, sabemos que faz a felicidade, a alegria e a paz, rsrs.
    Grande abraço!
    Espero do fundo do coração que possamos nos conhecer pessoalmente ano que vem!

    Comentário by Carina — 30/12/2010 @ 6:31 pm

  4. Olá Carina!

    Acho que este ano será muito bom, pelo menos acredito que está sendo, já que muitas coisas bacanas estão acontecendo e concordo com você, a palavra do ano tem de ser “otimismo”.
    Obrigada a você, por passar por aqui, deixar comentários, compartilhar idéias. 🙂 Aliás, adorei seu comentário, todo cheio de bons desejos e coisas maravilhosas e espero conhecê-la sim! Será um prazer!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:05 pm

  5. oi tarsila
    adorei suas palavras neste post de ano nvoo…
    e que 2011 seja ainda melhor pra tds nos…
    dia 28 to chegando ai 🙂
    felia ano novooooo!!!!

    Comentário by laila — 30/12/2010 @ 6:57 pm

  6. Olá Laila!

    Obrigada pelo comentário! Que 2011 seja maravilhoso e que dia 28 chegue rapidinho para você poder curtir tudo que a Irlanda tem a oferecer de perto!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:07 pm

  7. Good day, Tarsila!

    Tudo bem? Faço das minhas as palavras do Marcos.

    Nós realmente temos que lhe ser gratos pela quantidade de informação e pelo ótimo entretenimento!

    Faz parte das viagens internacionais aquele frio na barriga, os receios e o abandono de toda uma história no Brasil. E nesse contexto você nos vem tranqüilizando muito… Sabe o quão isso é importante, não é?

    Sem dúvidas, esse é o site mais “próximo”, pessoal que encontrei na internet. Seus textos fazem com que nos sitamos em casa e com que queiramos fazer do mundo a nossa casa!

    Parabéns! E ainda mais sucesso em 2011!

    Muitas felicidades!!!

    Bjos,

    Natália.

    Comentário by Natália — 30/12/2010 @ 7:34 pm

  8. Hello Natália!

    Muito obrigada pelo comentário tão carinhoso! Fico muito feliz em saber que vocês gostam do Vida Na Irlanda e espero sempre poder contribuir cada vez mais e se isso os tranqüiliza, eu fico mais feliz ainda, pois sei que estou ajudando! 🙂

    Feliz 2011 para todos nós!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:08 pm

  9. Obrigada!
    Por ter sido tão simpática e extremamente eficiente em repassar as informações e esclarecer algumas dúvidas.
    Um ótimo 2011 pra vc!

    Comentário by Haiana — 30/12/2010 @ 9:40 pm

  10. Olá Haiana!

    Muito obrigada pelo comentário! Um ótimo 2011 para você também!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:10 pm

  11. Ta, te escrevo aqui d Berlim pra dizer q ate d longe leio o vida na irlanda, parabens pelo post e por ajudar tto a gente. beijao com saudades e ah, feliz 2011!

    Comentário by danubia matos — 30/12/2010 @ 10:03 pm

  12. Oi Dan!

    Até em Berlin você se lembra de mim (rimou). Muito obrigada por todo apoio viu flor? Estou morrendo de saudades!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:11 pm

  13. VocÊ é uma pessoa com uma linda alma. Tão linda e tão carinhosa que nem um oceano em alguns casos, impediu de as pessoas se sentirem tocadas por seu carinho.
    Você, Tarsila, é linda. Por dentro e por fora. Você pode dizer que pode ajudar a melhorar a vida de pessoas reais. Por exemplo, as que estavam indo morar aí. E fez com que outras, que tem o sonho de conhecer ou ir morar, possam fazer isso da maneira mais segura e confortável e que aproveitassem plenamente sua estadia aí.
    Parabéns.
    Não só pelo blog, mas por todas as suas conquistas.
    Você (e seu marido) merecem um ótimo 2011. Com mais realizações e com um aproveitamento pleno do ano.
    E continue com o blog por favor. Hhahah
    Feliz Ano novo.
    E que você receba muitas brisas de boa sorte e que encontre um lindo trevo como sinal de um bom ano.
    Beijos =***

    Comentário by Camila V — 30/12/2010 @ 10:04 pm

  14. Olá Camila!

    Muito obrigada por um comentário tão doce. Fico muito feliz em saber que consigo confortar e colaborar com meus posts e informações as pessoas que querem vir morar, estudar ou simplesmente conhecer a Irlanda, é muito gratificante!
    Também desejo um ótimo 2011 para você, repleto de realizações e pode deixar que o blog voltará ao normal, já que as coisas na minha vida também estão voltando. 🙂

    Beijos com trevos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:14 pm

  15. Nós leitores que temos que agradecer mesmo!!!
    O Vida na Irlanda faz parte da minha rotina…não passo um dia sem ler os posts novos e antigos, sempre busco alguma informação por aqui… e sempre encontro…
    Que continue sempre assim em 2011…sempre “bombando” e cheio de novidades…
    Muita coisas boas pra vc nesse ano que se inicia, Tarsilla…
    Feliz Ano Novo!!!
    Beijos!!!

    Comentário by Silvany Castro — 30/12/2010 @ 10:13 pm

  16. Olá Silvany!

    Magina, fico feliz em poder ajudar!
    Também é bacana saber que os posts antigos também tem bastante utilidade, já que dá pra dar uma boa “recapitulada” no que já vimos não é mesmo?
    Que 2011 “bombe” mesmo para todos nós!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:15 pm

  17. VOCÊ mereceu todas as suas vitorias neste ano!!!!
    Ajudou a mim e a muitos outros sem intençao de ganhos materiais!
    Que 2011 seja para voce e para todos nós um ano de sucesso saude e paz!
    felicidades!!!!!
    E em junho de 2011 to chegando aí Se Deus quiser, e ELE há de querer!!!!!!
    HAPPY NEW YEAR FOR EVERYONE!!!!!!!!

    Comentário by Felipe Abreu — 31/12/2010 @ 1:55 am

  18. Olá Felipe!

    Muito obrigada! Fico feliz em poder ajudar e espero que 2011 seja um ano muito bom mesmo, pelo menos tem sido e como já estamos na metade de Janeiro, junho chega logo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:18 pm

  19. Feliz ano novo Tarsila!

    Em 2011 estarei aí.

    Comentário by Eli — 31/12/2010 @ 3:20 am

  20. Olá Eli!

    Feliz 2011! Nos vemos em breve!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:18 pm

  21. Tarsila!!! Feliz Ano Novo!!!!! repleto de muitas realizações e felicidade!!!! Lendo seu post eu me dei conta o quanto eu aprendi neste ano de 2010 e como foi necessário vive-lo para aprender estas lições tão necessárias na vida!!! Muito obrigada pelo seu blog recheado de informações!!!! Great 2011. Sucesso!!!

    Comentário by Erika — 31/12/2010 @ 9:55 am

  22. Olá Erika!

    Muito obrigadapelo comentário, eu fico muito feliz em saber que estou colaborando!
    Espero que seu 2011 seja cheio de aprendizados e sucesso!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:20 pm

  23. Que Deus continue a abençoando em 2011. Parabéns pelo blog! Vc escreve textos maravilhosos.

    Comentário by Janine — 31/12/2010 @ 11:50 am

  24. Olá Janine!

    Muito obrigada! Que 2011 seja, realmente um ano iluminado!
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:21 pm

  25. Parabéns Tarsila mais um vez pelo site.
    Que 2011 seja repleto de felicidades, saúde, paz e realização profissional.
    Obrigado pelas informações e dicas.
    NEW HAPPY YEAR!!

    Comentário by Jonathan Maia — 31/12/2010 @ 11:51 am

  26. Olá Jonathan!

    Muito obrigada! Que 2011 seja maravilhoso e que o Vida Na Irlanda continue com muitas informações e dicas!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:21 pm

  27. Feliz ano novo a todos!

    As dicas dadas por todos que fazem parte do Vida na Irlanda foram otimas e de grande ajuda para quem precisava de informações extras.
    Obrigadinha pelas dicas que foram dadas em 2010 e espero mais dicas e informações para esse ano.

    Comentário by Débora — 01/01/2011 @ 3:18 pm

  28. Olá Débora!

    Muito obrigada pelo comentário e espero poder contribuir cada vez mais!
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:22 pm

  29. Oi Tarsila

    Foi um ano maravilhoso e este que chegou será melhor ainda sou fã de carterinha e quero com certeza te conhecer pessoalmente quando estiver ai.

    bjos e feliz ano novo

    Comentário by Sônia — 02/01/2011 @ 10:11 pm

  30. Olá Sônia!

    Muito obrigada!
    Espero que este ano seja incrível e espero conhecê-la também! Será um prazer!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:27 pm

  31. Agradeço a você, Tarsila, por fazer esse blog maravilhoso que me ajudou (e muito) a decidir o destino do meu mini-intercambio e da minha primera viagem internacional. 2010 pra mim também foi maravilhoso e super diferente, nunca na minha vida, iria imaginar que um dia eu iria pra Irlanda!
    Obrigada! E um 2011 de mais sucesso, realizações e determinação!

    Comentário by Camila — 03/01/2011 @ 2:36 pm

  32. Olá Camila!

    Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz em saber que ajudei na sua escolha e que sua experiência foi muito bacana! Espero que 2011 seja ainda mais repleta de coisas maravilhosas!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:37 pm

  33. vc merece TODA a felicidade do mundo!
    o trabalho que vc faz nesse blog, é extraordinário!
    a atenção que nos dá é fantástica!
    sem suas dicas, ajudas, toques, truques, conselhos… tudo ficaria bemmmm mais dificil!
    obrigado por existir! rs
    FELIZ 2011 !!!

    Comentário by RODRIGATS — 04/01/2011 @ 10:19 am

  34. Olá Rodrigats!

    Muitíssimo obrigada! Fico feliz em poder ajudar e se precisar é só escrever, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:43 pm

  35. Tem pouco tempo que eu encontrei o seu Blog.

    Dizem que a primeira impressão é a que fica, aliás quando o assunto é a web, pra segurar o internauta no seu site tem que ter mais que o comum. Digo isso por trabalhar neste mundo da www!

    Você está de parabéns, por todos os motivos, pela qualidade das informações “reais” postadas, pelo carinho com seus leitores. Eu estou em contagem regressiva para embarcar e ter uma nova experiência como pessoa, como profissional, como pai, como quem sabe “esposo” novamente e de preferência com a mesma pessoa. Acredito que irei aprender muito e virar minha vida de cabeça para baixo, só que prá melhor.

    Seu Blog tirou muitas dúvidas e estou cada dia mais seguro que a minha escolha pela Irlanda, embora com um pouco de medo, será uma das melhores que estou fazendo.

    Feliz 2011 para você e todos os demais leitores do Blog.

    Comentário by Marco Maddo — 04/01/2011 @ 1:17 pm

  36. Olá Marco!

    Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz em saber que a impressão do Vida Na Irlanda foi boa e que você está curtindo as informações e dicas que coloco por aqui.
    Sei que morar no exterior é sempre uma coisa que deixa a gente com um “frio na barriga”, mas ter a experiência de morar em outro país é algo que vale muito a pena! Desejo muito sucesso na sua nova empreitada e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 7:45 pm

  37. Tarsila

    Parabéns pelo seu lindo trabalho!
    Por nos ajudar e nos dar confiança!
    Por mostra q mesmo longe de casa é possível construir uma vida com muito amor e otimismo!
    Você tem muita luz e transmite isso através de um teclado a milhares de quilometros, faz cada leitor se sentir especial e seguro o que é muito importante!
    Obrigada por cada minutinho que você doou da sua vida corrida em Dublin para nos escrever!

    Espero que 2011 seja realmente um ano muito especial pra você e pro Eric!
    Deus abençoe a todos nós e que a nossa linda Ilha Esmeralda se recupere na velocidade da luz!

    Sinceros votos de felicidade em 2011 para todos!

    Bjo

    Comentário by Camila — 04/01/2011 @ 7:04 pm

  38. Olá Camila!

    Muito obrigada!
    Fico feliz em saber que as informações e dicas que coloco no Vida Na Irlanda são bacanas e ajudam bastante! Espero que 2011 seja muito especial para você também! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 8:05 pm

  39. Tarsila,
    Como todos já disseram aí em cima, nós que agradecemos por você nos proporcionar um blog tão claro e completo com informações importantíssimas sobre a Irlanda. Pode ter certeza que no dia 25/01 eu embarco muito mais seguro e confiante graças ao Vida na Irlanda e tudo que há nele.

    Você é ótima e merece (não só em 2011) muita saúde, alegria e SUCESSO!

    Um beijo e um eterno agradecimento pela sua paciencia em sempre ajudar. Você é iluminada.
    Rodolfo Collin

    Comentário by Rodolfo Collin — 05/01/2011 @ 12:34 am

  40. Olá Rodolfo!

    Muito obrigada pelo comentário!
    O dia do seu embarque está quase aí e imagino que o friozinho na barriga está ficando cada vez maior e fico feliz em saber que por causa do Vida Na Irlanda você se sente mais seguro e confiante, isto me deixa muito feliz!
    Espero que 2011 seja um ano iluminado e maravilhoso para todos nós!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 8:16 pm

  41. Oi Tarcila. Parabéns pelo blog, muito bem organizado, com imagens bacanas e textos bem escritos. Eu, como publicitária e comunicóloga, fico encantada com blogs desse tipo. Com conteúdo e bem estruturado. Simples assim…
    Neste post vc disse que traduziu um livro de Mídias Sociais para o Brasil. Em outro, você fala sobre o evento Offset (evento este que eu daria tudo pra ir, rs). Você é formada na área de comunicação/publicidade? Pergunto pois sou formada nessa área… :]
    Aí na Irlanda possuem bons cursos e/ou treinamentos nessa área? Eu e Daniel (meu noivo) estamos nos organizando para ir pra aí no segundo semestre deste ano. Vamos com o principal objetivo de aperfeiçoar o inglês, e pretendemos trabalhar também para nos manter no período que estivermos aí. Porém, nos momentos vagos gostaria muito de me aperfeiçoar na minha área. Assim, quando voltar para o País Tropical posso buscar uma colocação melhor no mercado de trabalho, né.

    Mais uma vez, obrigada e parabéns pelo blog.

    PS.: ainda não consegui ler todos os posts, pois comecei o meu passeio por aqui esta semana. Mas antes de ir pra aí, eu leio tudinho… rs

    Um Beijo!!

    Comentário by Samara — 05/01/2011 @ 1:34 pm

  42. Olá Samara!

    Muito obrigada pelos elogios!
    Então, sim sou formada em Comunicação Digital – Design Multimídia e também sou formada em Letras – Português e Inglês. Já trabalhei com publicidade, então sou super chegada em comunicações. 🙂
    Infelizmente não há muitos cursos “extras” na área, inclusive eles são um pouco difíceis de encontrar, já que a maioria dos cursos oferecidos por aqui são de formação básica, possibiliantando que as pessoas “entrem” em uma nova área. Algumas universidades oferecem cursos de verão ou extra-currículares. Não sei exatamente o que você está procurando, mas aconselho dar uma olhada nos seguintes sites:

    http://www.tcd.ie – Trinity College Dublin
    http://www.dcu.ie – Dublin City University
    http://www.dit.ie – Dublin Institute of Technology
    http://www.ncad.ie – National College of Art and Design

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 8:28 pm

  43. blog fantástico… parabéns.. desembarco em Dublin dia 26/01.. obrigado pelas dicas..
    abcs

    Comentário by rodrigo portella — 05/01/2011 @ 9:48 pm

  44. Olá Rodrigo!

    Muito obrigada pelo comentário!
    Está ansioso para chegar? Imagino que sim!
    E se precisar é só escrever, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 8:35 pm

  45. Ola Tarsila!
    Ainda nao nos conhecemos pessoalmente, mas temos amigas em comum e assim ja me sinto intima tb pq to acompanhando seu blog aqui do Brasil. Tive dois meses nao muito faceis em Dublin, passei um mes na patria amada e na terca to voltando com forca total prai e agora, acompanhando o Vida na Irlanda e com amigos por perto sei que sera mto mais facil e divertido! Feliz Ano e obrigada pelo site! um beijo

    Comentário by Patricia Cabelo — 16/01/2011 @ 9:06 pm

  46. Olá Patrícia!

    Feliz 2011!
    Pois é, temos de nos conhecer quando você retornar não é mesmo?! Espero que tudo esteja melhor agora e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/01/2011 @ 12:58 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.