14/09/2011

Estudar na Irlanda: DCU – Dublin City University

Esta semana vocês podem conferir a entrevista que fiz com uma mocinha muito inteligente e dedicada que veio à Fair City para estudar na DCU – Dublin City College e aperfeiçoar seus conhecimentos da língua inglesa.

Lhes apresento…A ANA LUIZA.


A Ana Luiza é de Belo Horizonte – MG e trabalha como professora de língua inglesa no Brasil. Como sempre gostou da língua, desde pequena dedicou-se a aprender cada vez mais através de músicas e filmes. Hoje, formada em Letras ela não se vê trabalhando em outra profissão e por isto decidiu fazer dois cursos de curta duração, um na Ilha Esmeralda e outro na Inglaterra, para melhorar seu currículo e valorizar seu potencial. O que ela acha da experiência por aqui? É só ler abaixo…

Qual é o seu nome e idade?

Ana Luiza Bernardes, tenho 28 anos.

Qual o seu curso e escola?

Ana Luiza – Estou cursando o DCU teacher development course.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na DCU?

Ana Luiza – Cheguei no final de julho e começei minhas aulas no dia seguinte.

Por que você escolheu a Irlanda?

Ana Luiza – Eu gosto muito da cultura irlandesa e celta, dos mitos; acho interessante e queria aprender mais. Minha experiência aqui está sendo diferente e sinto que estou aprendendo muito.

Você escolheu qual agência de intercâmbio? Por que?

Ana Luiza – Eu vim pela STB, pois tive referências de que era uma boa agência. Eles organizaram o curso da Inglaterra e as passagens, mas não tinham vínculo com a DCU aqui na Irlanda, somente com a Emerald. Eu preferi fazer um curso em uma universidade, que terá mais peso no meu currículo, portanto me organizei diretamente com a DCU – Dublin City University.

Por que você escolheu estudar na DCU – Dublin City University?

Ana Luiza – Como é um curso de desenvolvimento para professores, acredito que a DCU enquanto universidade é uma instituição de maior peso.

O que você quer levar desta experiência?

Ana Luiza – Desenvolver meu inglês, minhas habilidades de listening e speaking. O foco não é aprender a gramática, que já ensino, mas aprender sobre a cultura, que é muito importante, sobre diferentes metodologias de ensino e coisas específicas da área de ensino em outro país. É uma ótima oportunidade para compartilhar práticas e materiais com professores de outras partes do mundo.

Por sua estadia ser mais rápida qual acomodação você escolheu? Como ela funciona?

Ana Luiza – Estou no campus da própria universidade. Escolhi pela praticidade pois os dormitórios ficam onde eu estou fazendo o curso. No Campus da DCU tem tudo: banco, farmácia, supermercado, restaurante, biblioteca, enfim, tudo que eu preciso e é, realmente, muito prático. Como a DCU fica em uma área mais afastada do centro de Dublin (aprox. 20 mins de ônibus) é importante ter, pelo menos o básico, dentro da universidade. Eu acho este tipo de acomodação bem legal porque além de oferecer comodidade, cada andar também tem uma cozinha caso você queira cozinhar, eles também oferecem serviço de quarto incluso no preço da acomodação, é quase um hotel e é mais caro que a opção de acomodação em casa de família, mas não me preocupo com transporte, por exemplo.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Ana Luiza – Estou gostando do curso. Acho que está sendo muito produtivo e quando eu voltar para o Brasil será interessante ter esta experiência em minha carreria. Espero que abra mais portas como professora, não só por desenvolver técnicas e metodologias, mas por entender a cultura daqui. Os alunos querem aprender mais do que somente a língua, eles querem a cultura do país.

Em relação ao material nós recebemos folhas de xerox e materiais que a professora utiliza em sala de aula, sempre pedindo feedback, mas isto é diferente das pessoas que vem estudar inglês geral, pelo que vi nas salas eles utilizam livros.

Na minha sala há bastante espanhóis, no total 6, e o curso acaba sendo voltado mais para as experiências deles, mas de um modo positivo está sendo bom pois estou aprendendo coisas sobre a Irlanda e sobre a Espanha e estou gostando. Ah e achei uma coisa muito bacana, as alunas da Espanha da minha sala receberam incentivo do governo espanhol para fazer o curso no qual estudo, seria interessante se tivéssemos incentivos assim também.

O que você acha que a DCU oferece de diferencial?

Ana Luiza – No que diz respeito ao meu curso é o suporte acadêmico, pois a escola de língua inglesa faz parte da universidade, mas não é um curso universitário. Aqui tenho a oportunidade de conhecer as instalações de uma universidade no exteriror, em ficar hospedada lá dentro e conversar com os estudantes universitários, enfim, ter uma vivência no ambiente acadêmico.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Ana Luiza – Acho que sim, pois o curso no exterior é mais prático. Acredito que o curso universitário no Brasil é mais teórico sem muita prática na sala de aula. Aqui, o fato de poder conversar o tempo todo com nativos é um diferencial. No Brasil escutamos professores e CDS, mas no dia-a-dia no exterior escuto sotaques e gírias e esta parte é muito interessante.

Por exemplo, outro dia em sala de aula a professora citou que os irlandeses usam diferente pronomes para “you” como o “yer” e “yous” (veja mais sobre “yer” aqui e sobre “yous” aqui). Até tinha lido no Vida Na Irlanda e ouvi no primeiro dia que estive aqui o som do “th” (para saber mais sobre o “th”, clique aqui), até tivemos uma aula específica de como a língua inglesa é utilizada para se comunicar aqui. Acredito que tem coisas que só aprendemos indo para outro pais.

O que você mais gosta e menos gosta na DCU? Você tem alguma sugestão?

Ana Luiza – O que eu mais gosto é da estrutura da DCU. O espaço é bem grande e moderno, a sala tem um “interactive whiteboard”, as aulas tem atividades dinâmicas e tudo é interessante. Há uma coisa que menos gosto mas não sei como isto funciona em outras escolas que são as atividades extracurrículares muito voltadas para um público adolescente ou até 20 anos, pelo público do meu curso ser um pouco mais velho seria interessante ter mais opções.

Quais são as nacionalidades dos professores da DCU?

Ana Luiza – No curso de desenvolvimento de professores há uma professora da Hungria com Phd em Lingüística, super qualificada e outra professora irlandesa. Infelizmente não conheço os outros professores da DCU.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?

Ana Luiza – Neste curso são 6 da Espanha, 1 do Japão e eu, do Brasil. Nas salas de inglês geral vi uma média de 10 a 15 alunos.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Ana Luiza – O curso é específico e vai das 9h até 13h com um intervalo de 20 mins às 11h. Acho um horário bom, que não é cansativo. O tempo de intervalo também é bom.

Você pode dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?

Ana Luiza – Primeiramente venha preparado com roupas de frio, mesmo que seja verão, pois venta demais e a sensação é de mais frio.

Quando o curso na Irlanda acabar, o que você pretende fazer?

Ana Luiza – Vou para Inglaterra fazer um curso para professores chamado “Creativity in the classsrooom”, combinei o curso daqui com o de lá como um “pacote de aprendizado no exterior” aproveitando que já estou na Europa. Vejo isto como um diferencial, pois ter uma qualificação internacional faz muita diferença, especialmente para um professor de língua inglesa.

Muito obrigada Ana Luiza por dividir conosco sua experiência aqui na Irlanda e desejo muito sucesso na sua carreira ao voltar às Terras Tropicais.

DCU – Dublin City University
Language Services
Office VBG11
Dublin 9
www.english.dcu.ie

Postado por: | Comments (42)

  1. Olá, Tarsila, adorei este post (como sempre..rss), é que de uns dias para cá também penso em fazer um curso para professores. Alías, você saberia me informar onde mais posso fazer um curso para professores? Ou se alguém, souber… Bjs!

    Comentário by Flávia Regina — 14/09/2011 @ 4:41 pm

  2. Olá Flávia!

    Obrigada pelo carinho e comentário! 🙂
    Há diversas instituições que dão cursos para professores em Dublin: Centre of English Studies, Dublin School of English, Alpha College, Dorset College, English Academy, DCU, International House, Language in Dublin e Swan Training Institute.

    Eu fiz o meu na CES – Centre of English Studies – e é excelente. Pergunte na sua agência quais opções estão disponíveis e as datas dos cursos.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 6:11 pm

  3. Ana,

    Boa Tarde,

    Estou com planos pra ir a Dublin estudar e trabalhar só que gostaria de mais informações e orientações… se tiver como me add no Face ou no msn para saber melhor…
    Face: Pedro Vitor de Araujo Oliveira
    msn: pepe_28966@hotmail.com

    Comentário by Pedro Vitor — 14/09/2011 @ 5:42 pm

  4. Olá Pedro Vitor!

    Veja estes posts sobre estudar na Irlanda:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 6:15 pm

  5. Olá Tarsila, seu site e simplesmente incrível é uma grande ajuda para quem quer ir para a Irlanda, adorei a entrevista.

    Venho acompanhado o site durante alguns dias .
    Ontem estive em uma feira de intercâmbio aqui em Belo Horizonte eles falaram super bem do site e umas das melhores referências para quem quer ir para a Irlanda.

    Por outro lado as agências de intercâmbio estão falando super mal da Irlanda que está super lotado de brasileiros e que o emprego está muito excesso eu quase desisti de ir pra ir , mas ate o fim da feira eu me convenci que e para Irlanda que quero ir apesar de tudo e dificuldades em todo lugar do mundo há certo ? Bom estou disposto a dar o meu melhor nessa experiência e com certeza o ” VIDA NA IRLANDA” vai me ajudar muito obrigado pela santa ajuda. Queria sugerir um tópico sobre a culinária típica da Irlanda e queria saber a situação econômica da Irlanda no momento, desde já muito obrigado e sucesso sempre !

    Comentário by Tom benicio — 14/09/2011 @ 5:49 pm

  6. Olá Tom!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário! 🙂
    Que bacana escutar que o Vida Na Irlanda é referência até mesmo em feiras de intercâmbio. Você lembra qual agência disse isto?
    Bom, como toda esta determinação e dedicação acredito que a Irlanda o receberá de braços abertos, ainda mais que você está disposto a enfrentar adversidades e chegar onde quer!
    Adorei suas sugestões e vou providenciar os posts.

    Muito obrigada e beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 6:20 pm

  7. Muito Bom…

    Gostei do …”Santa Ajuda” do post acima hehehehe … tb quero fazer um curso para professores depois de fazer o general english…. se a Ana Luiza puder passar mais informaçoes sobre a duraçao do curso e a ementa dele!!!! vou ficar agradecidoooo !!!!

    Msn: Bayaproducoes@hotmail.com

    Facebook: Diego Baya

    Parabéns Tarsi!

    Comentário by Diego Bento Batista ( Baya ) — 15/09/2011 @ 8:17 am

  8. Olá Diego!

    Espero que a Ana entre em contato com você, mas caso não entre, recomendo que você dê uma olhada no site da própria DCU e procure mais informações. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 6:34 pm

  9. Ta, como vc sabe e já mencionei anteriormente, sempre estou acompanhando o seu blog.
    Fazia isso quando estava no Brasil e agora que estou em Dublin não é diferente …. Por isso gostaria de mais uma vez lhe PARABENIZAR pelos artigos. Aqui encontramos uma enorme diversidade de assuntos !!!!
    Bjus.

    Comentário by Andreza — 15/09/2011 @ 3:19 pm

  10. Olá Andreza!

    Muito obrigada por acompanhar, tanto no Brasil como aqui. 🙂 É um prazer poder compartilhar o que conheço e fico feliz em saber que você curte as informações do Vida Na Irlanda! Obrigada mesmo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 6:38 pm

  11. Olá Tarsila tenho uma dúvida que talves você possa me ajudar não sabia onde escrever, por isso escrevi aqui, sorry. Eu estou voltando para o Brasil e tenho umas encomendas da minha tia e alguns que quero comprar pra mim , perfumes´, vocÊ acha que compensa comprar aqui e pegar taxi free ou compro mesmo em guarulhos….beijos e valeu

    Comentário by Luciana — 17/09/2011 @ 12:21 pm

  12. Olá Luciana!

    Sem problemas, vamos lá:
    Depende do produto, você terá de garimpar as lojas aqui e fazer as contas de quanto fica sem o VAT. Normalmente as compras do DUTY FREE saem mais baratas (dá até para ver e fazer reservas pelo site – http://www.dutyfreedufry.com.br/ ), especialmente se você pagar em dólares, que é mais barato que o Euro. 🙂

    Espero ter ajudado e desejo um ótimo retorno!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 7:13 pm

  13. Tarsila, entreviste alguém que faz ou fez o General English nessa escola, please!
    Queria saber se ela é boa, se o clima e os profs são agradaveis, se há muitos brasileiros e como é estudar longe do centro!

    Comentário by Renato — 28/09/2011 @ 3:47 am

  14. Olá Renato!

    Estou buscando contatos e assim que puder eu faço a entrevista, combinado? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/09/2011 @ 10:09 am

  15. Olá, Tarsila! Obrigada! Nossa, quanta escola fornece este curso, que bom, terei mais opções…êee! Bjs

    Comentário by Flávia — 28/09/2011 @ 9:14 pm

  16. Olá Flávia!

    Sim, há bastante opções mas algumas tem cursos com cargas horárias e grades diferentes, então pesquise bem qual oferece o que você quer. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/09/2011 @ 10:27 am

  17. Querida, preciso de sua ajuda.
    Meu filho tem 27 anos, já estudou Ingl6es no Canadá e está tirando o certificado aé outubro deste ano, aqui no Brasil. Ele pretende ir para a Irlanda no próximo ano. Não sabemos se o processo da cidadania italiana já estará concluído. Além de Designer Gráfico ele é formado em Licenciatura em Artes Visuais em uma univeersidade federaL e está lecionando aqui. É sifícil para um estrangeiro lecionar para crianças na Irlanda? Terá que estar com a cidadania concluída para conseguir isto? E para Desginer Gráfico, como anda o mercado, tem informação?
    agradeço

    Comentário by Dalva — 21/03/2012 @ 12:28 am

  18. Olá Dalva,

    Depende, para se trabalhar no ensino público aqui normalmente é exigido ter certificação aqui ou reconhecida, que ele pode fazer através do NQAI – http://www.qqi.ie/Articles/Pages/NARIC-Ireland.aspx
    Dependendo da instituição de ensino há também outros requisitos, como por exemplo, domínio da língua irlandesa.

    Com a cidadania ele não precisará se registrar na imigração e terá os mesmos direitos que qualquer cidadão da união européia, inclusive preferência na hora de uma contratação (pois não há burocracias com visto e permissão de trabalho).

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 3:17 pm

  19. Olá,
    Gostaria de aproveitar o espaço e deixar aqui relatado a minha experiência com a escola DCU Language Service, que fica localizada dentro do campus da DCU – Dublin City University.
    Decidi vir para Dublin com o meu marido em Maio/2011 e escolhemos a DCU por se tratar de uma universidade. Nós estávamos a procura de um ambiente mais maduro e também levamos em consideração a estrutura que a universidade poderia nos oferecer, mas tudo isso veio abaixo nos primeiro meses de aula.
    Em primeiro lugar a DCU Language Service é uma das escola mais caras de Dublin e não oferece um serviço a altura, no verão período de férias (exatamente quando chegamos em Dublin) a escola recebe muitos estudantes de vários países, e por falta de preparo eles acabam contratando professores as pressas, na maioria das vezes esses profissionais são despreparados e inexperientes. A escola não dispõe de salas com nível inferior ao pré intermediário, se você não tiver um conhecimento básico de inglês, provavelmente terá problemas em acompanhar as aulas.
    Em segundo lugar a escola não tem uma sinergia com a Universidade, ou seja, não existe um entrosamento entre os estudantes de inglês e os alunos da Universidade. Esse relacionamento poderia ser incentivado e facilitado pela própria escola já que existe a dificuldade de comunicação devido ao idioma.
    Em terceiro é que além dos preços absurdo que pagamos por 6 meses de aula, muitas vezes para estudarmos com professores despreparados, ainda temos que fazer um depósito para utilizar o material didático, esse material é devolvido no final do curso e o valor do depósito é recuperado, mas se decidirmos ficar com o material temos que pagar mais 30 Euros.
    E por último, mas não menos importante a DCU fica bem afastada do centro, normalmente as pessoas costumam trabalhar, morar e se divertir no centro da cidade, certamente se vc decidir morar próximo da escola para economizar em condução, terá problemas com o transporte público para voltar pra casa à noite.
    Essa é a minha opinião como aluna e espero com isso ajudar as pessoas que tenham dúvidadas à respeito da escola.

    Comentário by Fernanda — 03/04/2012 @ 8:44 pm

  20. Olá Fernanda,

    Sinto muito que você tenha tido uma experiência tão negativa com a DCU e espero que você consiga encontrar o seu caminho aqui em Dublin. Quero sempre ressaltar que cada experiência é única e mais uma vez lamento este infortúnio.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 9:50 pm

  21. Fernanda gostei muito do que voce disse.

    muito obrigado

    Comentário by Ricardo Alvarenga — 09/04/2012 @ 7:23 pm

  22. Olá Ricardo,

    Obrigada pelo comentário.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 3:23 pm

  23. Ajudou sim, querida.
    Ele nao quer mais viver no Brasil, mas se optar pela Irlanda, precisa trabalhar aí e com a crise européia, fico preocupada. Como além de professor (com licenciatura plena – graduação – e Inglês fluente) ele é Designer Gáfico, e conclui este ano a especialização em Comunicação e Novas Mídias. Como nossa grana é curta, fica complicado ir para um país sem certeza de que vai conseguir emprego….grata

    Comentário by Dalva — 26/04/2012 @ 8:33 pm

  24. Olá Dalva,

    Obrigada pelo comentário. Eu entendo sua preocupação, mas é bom considerar que a Irlanda é um dos poucos países que permite o trabalho legal durante os estudos e que isto é uma grande vantagem, contudo eu entendo seu ponto de vista e independentemente da escolha que vocês fizerem desejo muito sucesso à ele!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/04/2012 @ 9:01 pm

  25. Tarsila!

    Estou com o ingles intermediario…estudo a quase 2 anos ingles..
    e gostaria de passar duas semanas na DCU – dublin com 4 horas por dia (Na dcu sei que não tem muito brasileiro, mas no hostel tem), para eu me adaptar..
    E depois iria passar 2 semanas estudando em Galway, que tem menos brasileiro tbm..
    voce acha que já consigo melhorar meu ingles, ir para o avançado, com 1 mês de curso??
    pois sei que é mais dificil o sotaque do irlandes.. o problema é se eu demorar para me adaptar;…pois vou ficar pouco tempo…

    No total vou ficar um mes, então na Irlanda nao preciso de visto estudante..
    A duvida é se posso ir passar um fds em londres por exemplo, indo de trem, eu preciso tirar o visto para la tbm??

    Obrigada!!

    Bjss

    Comentário by Juliana T — 14/08/2012 @ 5:16 pm

  26. Olá Juliana T,

    O seu desenvolvimento não depende do tempo do curso, mas a sua dedicação e também como você aprende. Acredito que se você estudar muito muito muito você tem sim oportunidades de se desenvolver bastante em 1 mês, mas não posso garantir que você irá mudar para um outro nível, pois isto depende da sua capacidade e do seu estilo de aprendizado.

    Como você vem para ficar apenas 1 mês você precisa sim de visto de estudante, mas não é preciso de registrar na GNIB, já que seu visto será concedido no aeroporto. 🙂 Fique tranquila.

    É possível sim passar um final de semana em Londres, mas como a Irlanda é uma ilha não é possível você ir de trem. Recomendo que você vá de avião e não é preciso tirar visto, tenha apenas consigo o visto da Irlanda (que estará no seu passaporte) e sua passagem de saída da Inglaterra. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 12:29 pm

  27. Boa Tarde!
    Estou embarcando pra Dublin, em Janeiro/2013, e gostaria de saber informações sobre ensino superior na Irlanda, ou mesmo na Europa.
    Fiz três anos de ensino Superior aqui no Brasil, tranquei recentemente, e não gostaria de continuar o mesmo curso. Gostaria de começar um curso novo, existe essa possibilidade? Quais os valores? São muito altos?

    Muito Obrigada!

    Comentário by Talita — 25/09/2012 @ 6:19 pm

  28. Olá Talita,

    Obrigada pelo comentário. Você já chegou por aqui? Vai embarcar em breve? Ai que delícia. 🙂
    Sim, mas tudo depende da insituição e do curso que você quer fazer. É possível sim fazer o Ensino Superior na Irlanda, mas cada insituição tem seu método seletivo. De qualquer modo é necessário ter um comprovante de fluência no idioma (para acompanhar as aulas), comprovante de formação anterior e históricos (devidamente traduzidos). Os valores normalmente são bem mais altos para estudantes que não são da União Européia, como nós do Brasil. É importante também lembrar que a maioria dos cursos não são pagos através de mensalidade, mas de um único pagamento feito antes do ano letivo, portanto é importante pesquisar qual curso e instituição que são de seu interesse.

    Espero ter ajudado.

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 12:46 pm

  29. Olá Tarsila,

    Eu vou para Dublin em janeiro, ficarei 1mês.

    Estou indo fazer intercambio pela empresa conexão irlanda (casil) vou ficar em Hostel no the four courts e o curso vou fazer no Liffey College e eu queria saber se vocês tem referências sobre ambos.

    Grata.

    Comentário by Drika — 08/11/2012 @ 9:33 pm

  30. Olá Drika,

    Obrigada pelo comentário! Já chegou por aqui? Está gostando?
    Vou aproveitar a oportunidade para lhe convidar para uma entrevista aqui para o Vida Na Irlanda. Você topa? Aguardo seu retorno!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 5:40 pm

  31. Olá Tarsila,

    Ainda não estou na Irlanda, chego por aí na segunda feira.
    Eu topo sim, assim que eu chegar eu já te mando uma msg aqui.
    Estou super ansiosa!!!!!

    Comentário by Drika — 09/01/2013 @ 6:39 pm

  32. Olá Drika!

    Espero que esteja curtindo a Irlanda e vamos nos falar sim! (Desculpe na demora na resposta, mas estou super atribulada!)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 11:54 am

  33. Olá Tarsila…

    Já estou em Dublin, e por ser meu primeiro dia já estou adorando!

    Quando quiser marcar a entrevista estou aqui!

    Beijos

    Comentário by Drika — 14/01/2013 @ 6:22 pm

  34. Olá Drika!

    Nossa, só vi seu comentário agora e você já está com quase 3 meses de Irlanda! 🙂 Onde você está estudando?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:01 pm

  35. Ei Tarsila, parabéns pelo blog.

    Estou juntando algumas informações e definindo a escola e tipo de moradia. Eu e minha noiva pretendemos ir pra Dublin final de Julho. Li essa reportagem e fiquei muito interessando na DCU. Estou tentando fechar o contrato de estudo e acomodação direto com eles. Você acha arriscado? Fazer isso sem ter uma agência daqui me ajudando? É que sai beeeem mais em conta, ne. Teria alguma outra escola para me indicar que eu pudesse fechar direto com eles também?

    OBS: nosso inglês é intermediário e vamos fazer o curso General English por 4 semanas.

    Muito obrigado! Abraço,
    Gabriel

    Comentário by Gabriel — 14/02/2013 @ 6:38 pm

  36. Olá Gabriel!

    Muito obrigada pelo comentário. 🙂 Fico feliz me poder ajudar.
    Vamos lá: A DCU é uma instituição educacional reconhecida e não acredito que você terá problemas neste sentido, mas escolher ter o apoio de uma agência pode ser importante. Depende do que vocês querem, pois sem a agência vocês terão de ter muita autonomia para se virar caso surja algum imprevisto, às vezes o barato sai caro.

    Em relação às escolas eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 2:39 pm

  37. Meu sonho é estudar na DCU e estou tentando ir pelo Ciência sem Fronteiras. Muito legal saber da experiência da Ana Luiza mas tb seria legal ler sobre alguém que está fazendo uma graduação.

    Tarsila seu blog é incrível! Tem me ajudado muito nos últimos tempos (:
    Muito sucesso pra você!

    Comentário by Luiza — 06/11/2013 @ 12:08 am

  38. Olá Luiza,

    Obrigada pelo comentário e fico muito feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 4:05 pm

  39. ola
    pretendo fazer intercambio para a irlanda e gostei muito da DCU so que nao encontrei agencia que sejam conveniadas com essa universidade no brasil
    alguem sabe de alguma??/
    PLS
    e parabens pelo blog muito util
    🙂
    obrigado

    Comentário by sheila — 20/01/2014 @ 9:12 pm

  40. Olá Sheila,

    Uma breve pesquisa no google com “agência de intercâmbio DCU” deve lhe mostrar algumas opções.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 9:02 am

  41. Olá Sheila,

    Estou pesquisando muito sobre a DCU e provavelmente eu vá para lá no próximo ano. Eu conheci duas instituições. São elas:

    Mundial Intercâmbio e STB (conforme eu vi aqui neste blog).

    Espero ter ajudado.

    Att,

    Fábio

    Comentário by Fábio — 21/01/2014 @ 2:53 pm

  42. Olá Fábio,

    Obrigada pelo comentário e ajuda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 9:03 am

Sorry, the comment form is closed at this time.