19/09/2011

Teatros em Dublin – Parte 2

Olá Pessoal!

Dando continuidade ao post que escrevi no ano passado sobre teatros da nossa querida Fair City seguem mais algumas opções para interessados em arte de diversas formas.

A Parte 1 deste post está disponível aqui.

The Gaiety Theatre
www.gaietytheatre.ie

O Gaiety Theatre é um dos teatros mais centrais e famosos da cidade, localizado ao lado do Stephen’s Green Shopping Centre. O propósito da casa, que tem quase 140 anos, sempre foi a oferta de entretenimento de qualidade, sendo o palco de conhecidas óperas, shows, apresentações de dança (Alguém viu Riverdance?) e de teatro dos mais diferentes estilos.

O ambiente é classico e glamouroso e do lado de fora é possível ter um gostinho de “calçada da fama”com as mãos impressas em bronze de algumas pessoas importantes como Maureen Potter, John B. Keane, Luciano Pavarotti e Brian Friel. Renovado em 2003 a capacidade do Gaiety foi ampliada e hoje abriga 1.145 espectadores, por isto é um dos teatros que recebe as maiores produções internacionais aqui na Terra dos Leprechauns.

 

Smock Alley Theatre
www.smockalley.com

source

 

O primeiro Teatro Real em Dublin, o Smock Alley Theatre abriu suas portas em 1662, foi uma igreja entre 1811 e 1815, tornou-se uma atração turística no final do século passado e somente em 2009 reabriu suas portas com sua função original – o teatro. A  antiga estrutura do primeiro teatro foi descoberta debaixo da contrução original e este ano já começaram as grandes restaurações.

Além de oferecer produções dramáticas, o Smock Alley Theatre tem espaços que podem ser alugados para exposições, workshops, encontros, apresentações e pequenos shows. O ambiente também é o lar da The Gaiety School of Acting –A Escola Nacional de Teatro da Irlanda. (Interessados em contribuir com a restauração ou no aluguel dos espaços, entre no site).

 

The Grand Canal Theatre Dublin
www.grandcanaltheatre.ie

O Grand Canal Theatre é um espaço moderno e com tecnologia de ponta localizado em Docklands. O espaço foi criado para abrigar produções e eventos de grande escala como ballet, musicais, pantomímias, shows, apresentações de comédia, de orquestras ou ópera. Com capacidade para 2.000 pessoas distribuídas em um amplo auditório de 3 andares o Grand Canal Theatre abriu suas portas em 2010 em grande estilo com a apresentação de “O lago dos Cisnes” pela companhia Russa de Ballet. No ano passado também abrigou o fantástico evento criativo, o OFFSET (veja mais aqui, aqui e aqui).

 

Bewley’s Café Theatre
www.bewleyscafetheatre.com

Localizado no charmoso café/restaurante Bewley’s na Grafton Street está o Bewley’s Café Theatre. Aberto para o público de todas as idades, o Bewley’s Café Theatre quer oferecer uma experiência diferente, dispondo de peças durante o horário de almoço (portas abrem às 12:50 e a peça vai das 13:10 às 14h). Aprecie a sopa saborosa do dia (com pãozinho) e tenha sua dose teatral irlandesa de segunda à sábado, sobrando tempo para curtir outras atrações disponíveis na Fair City.  Trabalhos de Bernard Shaw, Oscar Wilde e Seán O’Casey, assim como outros nomes europeus e americanos tem sua vez aqui.

A noite no Bewley’s Café Theatre fica por conta de eventos de cabaret, jazz e comédia. Nomes famosos que já passaram por aqui incluem Des Bishop,  Declan O’Rourke, Linley Hamilton, The Johnny Taylor Trio, El Hombre Jokes, Karen Egan, Lisa O’Neill, Jinx Lennon, Emilie Conway, Groom, Honor Heffernan & The Phil Ware Trio, Nigel Mooney, Aoife Doyle, Zrazy, e Maud in Cahoots.

 

Samuel Beckett Theatre
http://www.tcd.ie/Drama/samuel-beckett-theatre

Localizado dentro do campus da Trinity College o Samuel Beckett Theatre abriu suas portas em 1992 em celebração aos 400 anos da universidade e é o lar do Departamento de Teatro da própria Trinity. Abrigando produções próprias (incluindo o projeto final dos graduandos) as apresentações podem ser alternativas, mas sempre de qualidade, contando com tudo desde teatro experimental até performances de dança e música de diversas partes do mundo, como Japão, Estados Unidos e outros países europeus. O palco do Samuel Beckett também é utilizado para o Dublin Fringe Festival e o Dublin Theatre Festival.

 

The Helix
www.thehelix.ie

Outro espaço localizado em uma universidade o The Helix  fica dentro do campus da DCU – Dublin City University e é mais queteatro, mas um ambiente propício para todos os típos de produções artísticas e eventos corporativos. Com tecnologia de ponta o objetivo deste espaço é oferecer performances de qualidade em música, teatro e entretenimento.

Aberto em 2002 o The Helix foi desenvolvido pelo Fundo Educacional da Dublin City Univeristy e oferece de tudo – ópera, ballet, música clássica, dramas, comédias e até shows no gelo.Nomes famosos que passaram por aqui incluem Van Morrisson, Lou Reed e Sinead O’Connor.

 

Agora é só planejar sua programação cultural!

Postado por: | Comments (16)

  1. Muito bom os post. Agora já sei até sobre os teatros. Bom saber que terei opções já que não sou mto fã de Pubs.
    Como sou nova, não deu tempo de visualizar o blog todo. Vc tem alguma dica ou conhecimento sobre trab. voluntário com animais em Dublin? Obrigada desde já, Tarsila. Beijos, Mohane

    Comentário by Mohane — 19/09/2011 @ 7:09 pm

  2. Olá Mohane!

    Há muitas opções para se divertir aqui, mesmo que você não seja fã de pubs há pubs de todos os tipos – modernos, tradicionais, claros, escuros, com música, sem, enfim, venha com uma cabeça aberta e conheça vários lugares, nunca se sabe…você pode encontrar um lugar que seja a sua cara. 🙂
    O trabalho voluntário é uma coisa super bacana e comum por aqui. Há algumas instituições que promovem trabalho voluntário e há outras especializadas em cuidados com animais, como a PAWS – http://www.paws.ie/ . Dê uma olhada também nos site http://www.volunteer.ie/
    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 9:41 pm

  3. Já vi que vou viver em teatro, aí! hahahaha
    Mas, Tarsila, tu sabe a faixa de preços dos espetáculos ou variam muito?
    p.s.: ótimo post, e o site continua ótimo, assim como você! grande abraço! o/

    Comentário by Victor — 20/09/2011 @ 4:19 am

  4. Olá Victor!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário.
    Nossa, além dos teatros há muita coisa para fazer. 🙂
    Bom os preços variam bastante dependendo do teatro e da peça/apresentação/evento, pode ser qualquer coisa a partir de €5 chegando a passar dos €100.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 9:50 pm

  5. Nossa, esperei tanto tempo pelo post parte 2! Faço teatro aqui no Brasil e queria TENTAR continuar quando fizer meu intercâmbio (nem que seja na rua, nos parques, rere) e saber mais sobre os teatros irlandeses é muito bom *-* Lindos, como sempre, né. HAHAHA

    Comentário by Caroline Varella — 21/09/2011 @ 1:10 am

  6. Olá Caroline!

    Desculpe pela demora, mas veio né? 🙂
    Já que você faz e não quer parar realmente o post veio a calhar e espero que você consiga continuar se expressando por aqui. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 9:59 pm

  7. Uma curiosidade arquitetônica: The Grand Canal Theatre Dublin é um projeto do arquiteto Daniel Libeskind, o mesmo que coordena o plano geral de ocupação do Marco Zero (onde estavam as torres gêmeas) lá de Nova York. Os projetos dele sempre são assim com linhas inclinadas.

    Abraço

    Comentário by Petterson — 21/09/2011 @ 2:10 pm

  8. Olá Petterson!

    Que grande adição ao post! Obrigada por compartilhar. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 10:05 pm

  9. tarsila…….fiz umas fotos de Dublin e modestia a parte ficaram maravilhosas……. quero te mostrar….
    queria imprimir em 45 x 30 mas o preço aqui é um absurdo, pelo que me parece…..vc sabe onde posso imprimir com custos razoáveis ? vou postar no meu blog daí vc dá uma olhada……..pensei em até vender igual em NY fazem, artistas e fotógrafos, na rua…… acho que ficaram bem legais…..ainda espero tomar um café contigo para conversar sobre ídéias que tenho……abraço.

    Comentário by adilson gandia junior — 22/09/2011 @ 12:07 am

  10. Olá Adilson!

    Uma boa impressão realmente irá custar caro, tudo é em função da qualidade da impressão e do papel.
    A opção mais barata será na READS – http://www.reads.ie/ e um lugar bacana mas bem mais caro é a The Copperhouse – http://www.thecopperhousegallery.com/fine-art-printing/ que faz Fine Art Prints. Há também lojas que revelam filmes e estas tem em média o mesmo preço.

    Espero ter ajudado e precisamos conversar sobre um encontro né?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 10:16 pm

  11. Tarsilaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! ESSES SÃO OS MEUS POSTS FAVORITOS!!! Hehehehe! Que vontade de conhecer cada um! Assistir a um espetáculo no Grand Canal deve ser uma experiência incrível! Estar no elenco então, nem se fala! 🙂

    Saudades!!!

    Beijão!!!

    Comentário by Rafael — 22/09/2011 @ 2:40 pm

  12. Rafaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    Há quanto tempo! Eu sei que estes posts são seus favoritos, aliás eu sempre penso em você quando passo na frente de um teatro sabia?
    Quem sabe você não resolve dar um pulo por aqui e vamos lá no Grand Canal ver algo?

    Saudades e beijos com trevos!

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 10:29 pm

  13. Olá, Tarsila, já tinha lido sobre vc no E-Dublin e curti muito seu blog e a disposição dos posts… principalmente sobre as escolas de inglês, enfim… muito bom!!!
    Pretendo ir agora em abril para Dublin para um intercâmbio curto (3 meses) e não achei nada nos blogs que visitei sobre esse tipo de intercambista, além do fato de ser um pouco mais velha (35 anos). Aí, considerando o contexto do teatro, tb não consegui achar nada sobre cursos de teatro, vídeo, cinema (não sei como é esse campo na Irlanda) e embora não seja fluente na língua gostaria de participar de algum movimento artístico como experiência, já que sou atriz. Se tiver alguma informação, agradeço! Thanks a million

    Comentário by thais — 08/03/2012 @ 4:12 am

  14. Olá Thais,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Tanto neste mesmo post como no post anterior sobre teatros há os sites dos espaços e alguns oferecem cursos. Recomendo que você explore as diferentes opções e busque o curso que tem mais a ver com o que você está procurando. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/03/2012 @ 12:51 pm

  15. Olá Tarsila…Estou querendo ir pra Irlanda no ano que vem e gostaria de fazer um curso de teatro por ai. Você acha que isto é possível?

    Muito obrigada…estou usando todas as suas dicas pra ter uma viagem muito produtiva.

    Abçs…

    Comentário by Fernanda — 06/10/2012 @ 12:02 am

  16. Olá Fernanda,

    Obrigada pelo comentário. É possível fazer um curso de teatro aqui, contudo os cursos disponíveis (a menos que seja de graduação), não permitem o visto de estudante que dá direito ao trabalho (pois este visto é só emitido para cursos de no mínimo 25 semanas com carga horária mínima de 15h/semanais). Portanto é possível, mas como um curso paralelo àquele que você pretende fazer aqui se o seu intuito é estudar e trabalhar.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 8:15 am

Sorry, the comment form is closed at this time.