17/07/2007

Conhecam Dun Laoghaire!

Esse sabado, o Eric e eu fomos para Dun Laoghaire (se pronuncia “dan liri”). Fica a 20 minutos de trem (dart) do centro.
Bom, fomos de trem e o dia estava maravilhoso (era de manhazinha entao o trem tava vazio).

Dun Laoghaire eh um dos portos de onde saem os Ferries (balsas) para a Inglaterra e para a Franca. Eh tambem um lugar conhecido pelos esportes maritimos (mergulho, velejo, wakeboard…). Coincidentemente estava acontecendo uma regata quando passamos por la… mas nem estava lotado – estava um dia perfeito – ensolarado e com uma brisa gostosa de mar.

Assim que chegamos, demos de cara com as balsas – enoooormes – e com a pracinha que tem o gazebo. Depois decidimos dar uma perambulada pelo destrito… subimos a primeira rua a direita e vimos uma torre diferente e uma igreja mais moderna. A Torre eh da igreja original construida em 1800, a unica sobrevivente do incendio que aconteceu em 1968. A igreja nova eh de 1973.

Andamos tambem pela costa, pela parte de baixo (da pra entender pela foto) e o Eric me ensinou a jogar pedrinhas que pulam no mar (isso me rendeu uma dor no braco ateh hoje…), mas pelo menos acertei algumas (rs rs rs). Ate mesmo um senhor que estava passando morreu de rir porque o Eric jogava e a pedrinha pulava, eu jogava e SCHBLUFT, a pedrinha afundava… foi hilario!

Depois andamos mais um pouco e vimos um pub com um portao muito legal, dai, tirei a foto. Foi entao que encontramos o Parque das Pessoas (People’s Park). A coisa mais fofa! Logo na entrada, uma estatua de arbusto de quem – tchan tchan tchan tchan! – James Joyce (de novo!) vejam as fotos de marco que eu tenho uma foto com ele…
Dessa vez, o Eric saiu na foto… E como jah era a hora de fazer uma boquinha (sim Ivan, a gente soh come por aqui..) paramos num cafe, suuuuper charmoso, dentro do parque e nos acabamos comendo bagels deliciosos (ao ar livre – e limpo, eh claro!)

Saindo do parque decidimos andar ateh um treco (rs rs) redondo de pedra que ficava laaaaaaaa do outro lado da praia… e quando chegamos la descobrimos que o treco de pedra era a Martello Tower (Torre Martello) que agora abriga o Museu do James Joyce (olha ele aih de novo)!

Ok – vamos lah explicar quem eh James Joyce (extraido da Wikipedia, ok?)

James Augustine Aloysius Joyce, nasceu um Dublin, em 2 de Fevereiro de 1882 e faleceu em Zurique, Suíça, em 13 de Janeiro de 1941. Foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939) – o que se pode considerar um “cânone joyceano”.

Embora Joyce tenha vivido fora de seu país natal pela maior parte da vida adulta, suas experiências irlandesas são essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática. Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos de escola e faculdade. Desta forma, ele é ao mesmo tempo um dos mais cosmopolitas e um dos mais particularistas dos autores modernistas de língua inglesa.

Entenderam classe? rs rs!

Bom, entao fomos no Museu do James Joyce – bom, como museu ele eh minusculo, mas nele existem publicacoes raras, manuscritos originais, varios livros de estudos literarios (ateh mesmo em portugues do Brasil) e objetos pessoais do proprio Joyce, incluindo um livro com ilustracoes originais do Matisse. A gente acaba descobrindo umas coisinhas esquistas tambem, como que a filha do Joyce era esquizofrenica e que tiraram um molde do rosto dele assim que ele faleceu… tai a foto pra provar!

Bom, depois de tudo isso, fomos pra casa e tinhamos que voltar toooodo o caminho….ufa! Foi maravilhoso!

Beijos para todos!

Postado por: | Comments (6)

  1. Oieeeeeeeeeeeeeee
    (eu te mandei um e-mail também hoje…hehe espero que veja, porque no e-mail eu coloquei duas opções…vamos ver o que acontece…hehehe

    enfim, você gostou da cidade?eu estava procurando e tem uma escola ai certo, para estrangeiros…espero que esteja correto….
    então você sabe me dizer sobre alguém, ou conhece alguém que fez aula lá, em Dun?se acha casa, quarto ou emprego nesse lugar, com em Dublin?
    beijos
    valeu!
    seu blog é mara, falei isso pra patroa…hehehe

    Comentário by Guilherme Arruda da Silva — 10/02/2011 @ 1:44 am

  2. Olá Guilherme!

    Obrigada pelo elogio!
    Em breve respondo seu e-mail, pois a fila está enooooorme. Mas vamos lá.
    Eu adoro Dun Laoghaire, é um lugar costeiro, muito gostoso e vira e mexe dou um pulo por lá. Na verdade existem duas ou três escolas em Dun Laoghaire e eu já fiz uma entrevista com um aluno da Active Language Learning, confira a opinião dele aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/08/estudar-na-irlanda-active-language-learning-all.html
    Assim como em qualquer lugar da Irlanda é possível encontrar acomodação e trabalho, mas procurar depende de você. 🙂
    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2011 @ 7:20 pm

  3. Eaeeeeeee
    acabei de comentar em um outro post seu…auhauhauhauhuha
    então eu escrevi esse, e logo em seguida achei do moço ai o comentário sobre a escola 🙂
    hehehehe
    mas do mesmo jeito valeu….
    ah e nem pensei que ia estar lotado a fila….hehehe desculpas…mas como aqui deve ser mais rápido do que lá….rs, ouviu ou leu alguma escola que usa o metodo de livro, como o rapaz mencionou no link que me mandou, ele curti e tal,mas é tudo no xerox, conhece alguma escola que seja com o metodo do livro!
    beijos e mais beijso!!!
    (o fim de semana ta chegando 😀 )uhauhahuahua

    Comentário by Gui Arruda — 10/02/2011 @ 7:42 pm

  4. Olá Gui!

    Então, a questão de acompanhar um livro ou não é muito da escola. Dependendo do curso que você vai escolher, há um livro fixo, contudo existem muitas atividades que estão vinculadas ao que os alunos estão aprendendo, sempre relacionando a atividade com o conteúdo que já foi visto. Na maioria dos casos ele serve como guia e as xerox são referências/exercícios. Veja as entrevistas abaixo:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/estudar-na-irlanda-the-english-academy.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/estudar-na-irlanda-emerald-cultural-institute.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/10/estudar-na-irlanda-delfin-english-school.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/onde-estudar-general-english-na-isi-international-study-institute.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2011 @ 7:58 pm

  5. Boa noite Tarsila.
    Preciso de ajuda. Adorei a escola ALL que fica ai em Dun Laoghaire. Antes de fechar com a escola, gostaria de saber se existe mercados baratos como o Tesco ai por perto, quanto custa em média o aluguel deste lugar, é mais caro que Dublin? Muito obrigado.
    Adoro este site =)

    Comentário by Paulo Roberto — 17/01/2012 @ 1:21 am

  6. Olá Paulo Roberto!

    Infelizmente eu não sei o valor das coisas em Dun Laoghaire, mas lá há sim supermercados (inclusive o Tesco).
    Recomendo que você leia este post aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html e procure acomodações na área de seu interesse. Entrar em contato com a escola e pedir estas informações também pode ser um bom recurso. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 11:55 am

Sorry, the comment form is closed at this time.