10/11/2011

Intercâmbio na Irlanda: Escola

Olá pessoal!

Este é o quarto post da série “Intercâmbio na Irlanda” na qual eu discorro sobre a Irlanda enquanto destino
(veja mais informações aqui), reflexões relacionadas ao programa de intercâmbio (veja mais aqui) e a definição de objetivos (leia mais sobre o assunto aqui).

Hoje vamos refletir sobre as considerações que você deve ter em mente ao escolher uma escola.


Escolher uma escola pode ser uma tarefa muito difícil, normalmente porque temos pouco ou nenhum conhecimento sobre a integridade e reputação da instituição de ensino. Temos de considerar também as opiniões que recebemos sobre ela – através das agências de intercâmbio e dos depoimentos presentes em sites, fóruns ou de experiências com pessoas próximas. Mas, como podemos ter certeza de que estas informações são, de fato, verdadeiras?

Como já foi visto nos posts anteriores tudo que você faz durante o intercâmbio na Irlanda (e em qualquer outro lugar) resulta em uma experiência única e exclusivamente sua e isto é válido para absolutamente todos os estudantes na Irlanda. Nem mesmo casais ou amigos que vem para cá juntos tem as mesmas experiências, portanto você poderá ouvir e ler as mais variadas opiniões sobre uma mesma instituição. Tenha em mente que cada pessoa tem uma personalidade, seus próprios objetivos e comportamento e o fato de sermos do mesmo país ou até mesmo próximos não nos torna pessoas com vontades, objetivos e atitudes iguais.

Temos de analizar e filtrar as informações que recebemos sobre as escolas da Irlanda de acordo com o nosso centro norteador: Nossos objetivos (Confira o post sobre objetivos clicando aqui). Ter objetivos claros é muito relevante para que você tenha a melhor experiência possível para você. Com seus objetivos em mente você pode analisar com atenção o que a escola oferece e que tem a ver com você e assim lhe dá maior controle sobre a sua experiência.

Analise as seguintes questões sobre a escola levando em consideração os seus objetivos:

Infra-estrutura

– Como é a estrutura e arquitetuda do prédio da escola? (A maioria das escolas na Irlanda operam em prédios antigos que foram transformados por dentro). Isto tem relevância? Vai alterar minha experiência?

– Quais áreas da escola pretendo usar? (Biblioteca/sala de estudos, cantina, sala de informática, mural de informações, banheiro, outros)

– Estes recursos atendem às minhas expectativas? (Tamanho, acesso, quantidade/qualidade de livros e computadores, etc.)

– Tenho fácil acesso à coordenação ou atendimento da escola? Há protocolos para fazer pedidos ou conversar com alguém?

– Como são as salas de aula? Quantas salas há na escola? Há limites de aluno por sala?

– A escola oferece uma mistura de nacionalidades? Isto é importate para mim? Posso obter um relatório da escola explicando a proporção de nacionalidades presentes na instituição?

–  Os professores são irlandeses ou nativo? Isto é relevante?

 

Curso

– O curso oferecido por esta insituição tem a carga horária que eu procuro?

– Caso eu tenha de alterar meus horários, a escola é flexível e permite esta mudança? Há algum custo envolvido nisto? Caso a resposta seja positiva, estou disposto a pagar este montante?

– Há um material específico para o meu curso (i.e. livro)? O material é baseado em fotocópias (xerox)? Isto é importante para mim? Há custos para compra de material?

– Há uma metodologia ou didática que se aplica para todos os professores da escola? Se sim, qual é? É o eu que procuro?

– Há opotunidades para praticar ou rever meus conhecimentos durante o curso, como reposição de aulas ou plantão de dúvidas com professores? Se sim, pretendo de fato utilizar este recurso?

 

Localização

– Onde fica a instituição? Ela é de fácil acesso? (A pé, transporte público, bicicleta, etc.)

– Há recursos próximos à instituição para comer, sair, comprar ou conhecer as atrações da Irlanda?

 

Outros

– A escola oferece atividades extra-curriculares? Quais são? (i.e. Viagens, festas, passeios turísticos, book club, cinema, etc.)

– Quero participar destas atividades? Há custos para participar ou as atividades estão inclusas no meu pacote?

– A instituição oferece programas de trabalho associados com meu curso? (i.e. Au-pair, demi-pair, estágio, trabalho voluntário etc.). É o que eu busco?

 

Depois desta reflexão você já tem bem mais claro o que você procura em uma instituição e aí é a hora em que você combinará seus objetivos com as suas pesquisas. Estas perguntas servem como uma análise para que você encontre uma instituição na qual você se sinta bem e que terá a ver com o seu estilo.

Então procure informações sobre a instituição através de materiais próprios dela – o website, brochura, blog oficial. Observar estas informações permite que você saiba, de fato, o que a escola tem a oferecer… e caso seja necessário você poderá exigir o que lhe foi garantido pela instituição, afinal de contas, ela tem de ser responsável pelo próprio negócio.

Somente então analise as opiniões oferecidas pelas agências ou presentes em websites, fóruns, blogs, etc. Alguns de vocês já sabem que há uma categoria aqui no Vida Na Irlanda onde entrevisto diferentes alunos de diversas escolas, para que eles mesmos possam dar a opinião de como é “Estudar na Irlanda” (Para ver todas as entrevistas clique aqui).

Filtre estas experiências com base na relevância daquilo que você procura. Lembre-se sempre de que cada opinião e experiência é única e relativa a personalidade e momento de vida de cada um. Uma sugestão é colocar em uma planilha quais são seus objetivos e alinhar o que cada escola oferece preenchendo cada um dos seus requisitos. Sim, dá trabalho mas de acordo com o entrevistado Djeison Schlatter, vale a pena.

Aqui na Irlanda há instituições que oferecem cursos com os mais variados valores e acredito que esta é uma parte muito importante na escolha de uma escola, mas acredito também que deva ser um aspecto a ser analisado somente depois de você ter considerado todos os outros aspectos que são relevantes para você. Estudar no exterior é um investimento em você, no seu futuro e estou na torcida para que esta experiência proporcione o que você busca, portanto o valor do curso deve ser relativo ao que você quer!

Muitas vezes vale a pena prorrogar seu intercâmbio e obter mais fundos para estudar na instituição que oferece e proporciona o que você quer. Normalmente as frustrações relativas a escola são frutos da falta de informação sobre o que ela oferece, ou seja, sobre os recursos disponíveis. Com estas informações você terá uma noção muito maior do porquê há tantas variações nos custos e é importante saber o que cada uma delas oferece pelo valor que você quer e vai pagar.

Postado por: | Comments (22)

  1. Ótimo post Tarsila.

    Irei me programar para ir em 2013, tenho q juntar muitooo money e me formar primeiro, depois viajarei. O seu post está me ajudando muito nessa minha decisão, pois é como vc disse, é um custo alto e por isso temos que ter em mente quais os reais objetivos do nosso intercambio.

    bjus

    Comentário by Livia Teles — 10/11/2011 @ 12:50 pm

  2. Olá Livia!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário.
    Fico feliz em saber que você sabe quais são suas prioridades e que está organizando seu intercâmbio com calma. Fico muito feliz em poder ajudar e espero vê-la mais por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:49 pm

  3. Post iluminador… vou incluir essas perguntas na minha programação e respondê-las para ter a certeza de que estou escolhendo o melhor para o meu futuro.

    This is so Class!! (aprendi essa expressão aqui… hehe)

    Comentário by Juliana Lima — 10/11/2011 @ 1:18 pm

  4. Olá Juliana!

    Muito obrigada pelo elogio! Fico muito feliz em saber que estas perguntas estão a ajudando! 🙂

    Thanks a million! (e espero que esta também!)

    Xoxo

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:51 pm

  5. Oi Tarsila,

    Engraçado este seu post de hoje. Ontem mesmo me deparei com a entrevista do Djeison e fiquei encantada pela maneira como organizou tudo porque sou muito parecida neste aspecto. Ja poderia ter ido para Irlanda na loucura, mas estou aqui, analisando e analisando para não fazer besteira. Disse tudo! Otimo ter alguem como voce ajudando e tentando nos orientar da melhor maneira possivel. Seu blog eh incrivel e continuarei acompanhando mesmo quando jah estiver em Dublin! Por isso vim aqui agradecer, para que voce continue e que todos os comentarios sejam como um combustivel para a sua disposiçao de alimentar este blog regularmente! 🙂 beijos

    Comentário by Carolina — 10/11/2011 @ 5:41 pm

  6. Olá Carolina!

    Obrigada pelo comentário.
    Interessante ver como você está analisando tudo com calma e ponderação – isto é ótimo!
    É um prazer poder ajudar e fico muito feliz em receber todo este carinho, de verdade, que sempre me motiva a escrever cada vez mais! 🙂

    Obrigada e beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:56 pm

  7. Incrivel..a eficiencia da sua palavras Tarsila..espero que tenha aberto o campo de observação dos leitores..e como os colegas acima reportaram…paciencia..visão..planejamento..fará com que ocorra menos decepçoes e supresas desagradaveis.. Todos temos que planejar..juntar grana..para não depender de alheios..não podemos dar abertura a precedentes é escolher..estudar..batalhar e enfim transformar a experiencia na Irlanda..como um aprendizado enorme e multiplicar os beneficios para o resto das nossas vidas e nosso circulo social e familiar..Muito obrigado Tarsila pelo post…abraços

    Comentário by Franklin — 11/11/2011 @ 1:09 am

  8. Olá Franklin!

    Obrigada pelo carinho e comentário excelente!
    Sem palavras! Obrigada pela contribuição.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:59 pm

  9. Ola Tarsila,

    Irei para Irlanda em FEV/2012 e fazendo pesquisas sobre as escolas, gostei muito da IBAT College, que é uma universidade que implantou o curso de ingles, vc ja ouviu falar? conhece alguem que ja comentou sobre esta escola??

    Bjus.

    Comentário by Camila — 16/11/2011 @ 7:57 pm

  10. Olá Camila!

    Ainda não entrevistei ninguém da IBAT, mas já tenho dois contatos e estamos tentando alinhar nossas agendas. É só aguardar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 4:41 pm

  11. Olá Tarsila!
    Vou ficar 2 meses na Irlanda, chego dia 3/12. Gostaria de saber informações sobre como aproveitar o dia (dizem que há pouco tempo de luminosidade solar) e o que é útil de levar na mala no inverno.
    Muito obrigada! =)

    Comentário by Livia — 18/11/2011 @ 1:04 am

  12. Olá Livia!

    Seja bem-vinda a Irlanda!
    Como foi de viagem? Está tudo bem? Espero que sim.
    Fiz um post sobre o que trazer na mala aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 4:59 pm

  13. Oi, Tarsila!
    Adoro seu blog, parabéns pelo ótimo trabalho!
    Pra mim, é a melhor fonte de informações pra nós intercambistas, além das informações e dicas super úteis, você é sempre muito simpática, gentil e educada.

    Eu gostaria de te pedir uma ajudinha, pois estou me decidindo sobre a escola e ao entrar em contato diretamente com a escola (a qual foi indicada), questionei sobre as regras para romper o contrato após o início das aulas, caso eu não estivesse satisfeita e recebi a seguinte resposta:

    “Sobre o contrato, o melhor caminho é o que você está fazendo agora, analisar com cuidado e escolher a instituição que se adaptou melhor às suas expectativas. Digo isso, pois após sua chegada na Irlanda, não é mais possível o reembolso ou quebra de contrato. Perceba como funciona a dinâmica do sistema educacional aqui. Para o governo irlandês, a escola é uma prestadora de serviço de intercâmbio, sendo assim, a partir de sua chegada, a escola já fez sua parte, trouxe o aluno. Mas você pode indagar, mas e quanto a qualidade das aulas? A imigração irlandesa faz vistorias para saber se as escolas estão seguindo as regras estabelecidas, se estão, as escolas são liberadas para vender seus programas. O aluno tem total liberdade de escolha, sendo assim, a responsabilidade é sua.”

    Não é possível que o contrato que não possa ser rompido sem recuperar nada, mesmo que com multa ou perda do valor pago, ao menos aqui no Brasil. Além de tudo estou contratando o serviço de ensino (curso general english 25 semanas) e não de intercâmbio (o que pra mim seria o trabalho de uma agência). A resposta que recebi é verdadeira para as regras da Irlanda? Você acha que isto está correto?

    Antecipadamente agradeço!
    Bjus!

    Comentário by Ly — 11/01/2012 @ 11:56 pm

  14. Olá Ly!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Infelizmente cada instituição tem regras estabelecidas para o contrato do serviços, sendo que muitas delas não permitem o reembolso (total ou parcial).
    Tudo realmente depende do contrato que você fizer com a instituição, que não é de intercâmbio, mas de aulas de inglês e como o curso é pago adiantado, acredito que é sobre estes termos que o reembolso não é permitido.
    Ainda não conheci alguém que passou por esta situação, mas acredito que caso haja necessidade, você pode entrar em contato com o órgão de apoio ao cidadão chamado Citizen’s Information para obter mais informações sobre como proceder legalmente.

    Espero ter ajudado e desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/02/2012 @ 9:23 pm

  15. Olá, Tarsila!
    Parabéns pelo trabalho que faz aqui, acho incrível e ajuda MUITO!

    Eu dei uma procurada e não achei a Escola Delfin, sei lá se não procurei direito haha… Você conhece? É boa? Gostaria de saber sobre, se puder me ajudar agradeço bastante. Em Outubro estarei aí 🙂

    Beijos

    Comentário by Paula — 09/08/2012 @ 2:33 am

  16. Olá Paula,

    Veja este link aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/10/estudar-na-irlanda-delfin-english-school.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/11/2012 @ 3:11 pm

  17. Aloca! ACHEEI o post sobre a escolaa haha.. Valeeu

    Comentário by Paula — 09/08/2012 @ 2:54 am

  18. Oi Paula,

    Por nada! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/11/2012 @ 3:11 pm

  19. Oi. Gostaria de saber como funciona o ano letivo pra o Ensino Médio, é igual ao Brasil, que começam as aulas em Janeiro/Fevereiro? Ou não?

    Comentário by Gabrielle Almeida — 05/11/2012 @ 12:37 am

  20. Olá Gabrielle,

    Aqui o ano funciona de forma diferente. As aulas começam em Setembro e os exames finais normalmente são feitos em Junho. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:32 pm

  21. Olá, Tarsila. Nossa, que blog bacana.
    Minha 1º vez aqui, e já vi que daqui irei tirar muitas informações. Meus parabens!
    Ainda estou cheio de duvidas. rsrs. Vou tentar sintetizar algumas:
    Você acho que é legal se programar quanto tempo antes da viagem? Pretendo embarcar em jul/agosto de 2013. Estou vendo muita coisa bacana, mas tenho medo de não pesquisar td que é necessário.

    Uma outra duvida, que não é o foco principal da viagem, mas que considero importante é saber como é a vida noturna em Dublin, pelo que vi a cidade é repleta de pub, acho legal, mas é pouco. rsrs
    Como que é para a galera jovem?

    Bjss

    Comentário by Cristiano — 04/01/2013 @ 8:04 pm

  22. Olá Cristiano,

    Muito obrigada pelo carinho e comentário. 🙂 Fico feliz que o Vida Na Irlanda já o ajudou!

    Vamos lá:
    Acho legal você se programar o quanto antes. Analise todas as suas opções, reveja seus objetivos, pense bem no que você quer. Recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-lo a ter a experiência que você quer!

    Sobre as baladas de Dublin, recomendo que veja os posts da categoria Baladas em Dublin: http://www.vidanairlanda.com/category/baladas-em-dublin (há muito mais do que há artigos, então não se preocupe)

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/03/2013 @ 1:03 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.