16/05/2013

Top 10: Filmes irlandeses

Quando decidimos viajar para a Irlanda uma curiosidade acorda dentro de nós. Ficamos na maior expectativa do que vamos ver, o que vamos escutar, do que vamos fazer, enfim, o que vamos sentir quando estivermos na Terra dos Leprechauns.

As pesquisas se intensificam e hoje em dia, graças à internet, é muito mais tranquilo encontrar informações sobre essa terra mágica que é a Irlanda, mas mesmo assim podemos contar com um outro recurso, os famosos filmes que muitas vezes retratam a história, mostram os cenários, sotaques e estilo de vida de uma outra cultura.

Com muito prazer lhes apresento o meu top 10 de filmes irlandeses:

Número 10: 

inbruges

In Bruges (2008)

Por quê? Ok. O filme acontece todinho em Bruges, na Bélgica, mas é irlandês. O filme é recheado de humor negro e conta a história de dois assassinos de aluguel irlandeses, que depois de uma falha em um trabalho, vão se refugiar em Bruges, uma das cidades mais lindas da Europa. Vale a pena pela história, atuação, pelos sotaques e pelo comportamento impagável do Colin Farrell. Devo avisar que contém cenas de violência.

 

Número 9:

excalibur(source)

Excalibur (1981)

Por quê? O filme conta a história do Rei Arthur e da espada mais famosa do mundo, Excalibur. Apesar da história não ser na Irlanda o filme foi filmado no condado de Wicklow com várias cenas de Glendalough. Outro ponto bacana é ver a atriz Helen Mirren super novinha no papel de Morgana, que assim como as “cobras” e religiões pagãs, é a malvada da história. Fantasia e cenários bacanas.

 

Número 8:

an_everlasting_piece(source)

An Everlasting Piece  (2000)

Por quê? O filme mostra em segundo plano e a tensão entre católicos e protestantes. O bacana é que o filme mostra uma amizade entre um católico e um protestante que se tornam parceiros de um negócio inusitado e entram em algumas enrascadas ao longo do caminho. É uma comédia bacana com sotaques legais (da República da Irlanda e da Irlanda do Norte), mostra bastante o visual de Belfast e as vizinhanças católica e protestante bem como as diferenças culturais e comportamentais (ou a falta delas).

 

Número 7:

circle_of_friends

Circle of Friends (1995)

Por quê? Uma história de amizade e romance nos anos 50 na Irlanda na qual três amigas de uma pequena cidade no interior do país vão para Dublin para realizar seus sonhos. O filme é bacana porque mostra a diferença entre o interior e a capital e tem bastante cenas tanto de Dublin (e da Trinity College) como do campo. Ah, e tem sotaques diferentes também!

 

Número 6:

war_of_the_buttons

War of The Buttons (1994)

Por quê? War of The Buttons é um filme divertido que conta a história de dois grupos de crianças, um mais modesto e outro mais abastado, que vivem em vilas rivais na Irlanda. É um filme do tipo sessão da tarde, cheio de cenários e sotaques autênticos e que também mostra a realidade do país do ponto de vista mais jovem. Impossível não ficar com um sorriso no rosto.

 

Número 5: 

the_magdalene_sisters
(source)

The Magdalene Sisters (2002)

Por quê? O filme é baseado em fatos reais e retratam a realidade de muitas mulheres que eram consideradas “promíscuas” dentro das famosas Magdalene Laundries. Teoricamente estes espaços eram utilizados para a reabilitação, mas a realidade era bem diferente. O filme foi todo filmado na Irlanda e tem cenas pesadas. Recomendado para quem gosta de história de verdade.

 

Número 4:

 

the_secret_of_kells(source)

The Secret of Kells (2009)

Por quê? O filme the Secret of Kells é uma animação fantástica, tanto pela história como pelo visual. O enredo conta a história do monastério onde foi escrito o famoso Book of Kells, um dos tesouros nacionais de maior importância na Irlanda. O estilo de animação é “chapado” e recheado de detalhes garantindo que a atmosfera seja similar às iluminuras do próprio Book of Kells. A história é mística e encantadora como se deve esperar de qualquer lenda irlandesa.

 

Número 3:

darby_o_gill_and_the_little_people
Darby O’Gill and The Little People (1959)

Por quê? Este filme é muito divertido é provavelmente o melhor que existe sobre os Leprechauns (afinal de contas, quem quer ver um Leprechaun assassino correndo atrás da Jennifer Aniston?). A produção feita por Walt Disney em 1959 é bem estereotipada e conta a história de Darby O’Gill e como ele acaba se encontrando com os “pequeninos”. O filme mostra o interior da Irlanda, o hábito de se viver com pouco, a grande habilidade dos irlandeses de contar histórias e de serem bons de copo além de mostrar os alegres Leprechauns e até a Banshee! Diversão garantida.

 

Número 2:

adam_and_paul
(source)

Adam & Paul (2004)

Por quê? Adam & Paul é um filme que apesar de não ser baseado em fatos reais retrata a realidade de dois viciados em heroína, Adam e Paul, na cidade de Dublin. O filme segue o tipo tragicômico que mostra quais são os limites (ou a falta deles) de duas pessoas que são profundamente marcadas mas cheias de esperança ao tocar a vida. Pontos positivos para o sotaque, para a forma como mostram a realidade de muitos viciados em Dublin e também algumas das áreas mais “má” frequentadas da Fair City.

 

Número 1:

the_commitments(source)

The Commitments (1991)

Por quê? A Irlanda é um país extremamente musical e não faltam provas disso (U2, The Corrs, The Cranberries, Glen Hansard, Phil Lynott, Christy Moore, Sinéad O’Connor, e muito mais!) Um dos filmes mais bacanas que mostra a musicalidade, a cultura, o sotaque e o visual de Dublin é o The Commitments. Um filme bacana, que não é pesado e que é a cara da Fair City.

 

Ainda há muito mais outros filmes irlandeses que dá até para fazer outro Top 10 (e mais outro e outro e outro). Neste lista quis deixar uma variedade interessante com um pouquinho de tudo. Enjoy!

Postado por: | Comments (65)

  1. E tem um filme muuuuuuuito bom chamado Killing Bono!
    Irlanda, anos 70. Este filme conta a história do início dos U2, do ponto de vista de uma banda rival formada pelo jornalista Neil McCormick – na época colega de escola de Bono.
    Esse filme é muito engraçado. Vale a pena conferir!

    Comentário by Ana Carolina Lago — 16/05/2013 @ 6:51 pm

  2. Olá Ana Carolina!

    Obrigada pelo comentário e pela sugestão, vou conferir sim!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:15 am

  3. Tarsila!

    Que saudade! hehehe
    Olhando a lista lembrei de uns filmes bem bacanas também:
    1 PS I Love you (ao contrario do livro, no filme a história se passa mais nos EUA do que na Irlanda). Mas ainda sim, o sotaquinho do Gerard Butler é demais e mostra cenas de Wicklow também. Sem contar que não tem como assistir e não se encantar escutando Galway Girl
    2 The Quiet Man (em portugues acho que é Depois do vendaval) é bem antigo e foi um guia irlandês que me indicou. É sobre um ex lutador irlandês que volta para a Irlanda depois de muito tempo e se apaixona. A história não tem muito de mais… mas o sotaque e o interior da Irlanda aparecem muito, é lindo demais.
    3 Haywire (esse eu vi no cinema, aí em Dublin mesmo) e é uma história policial. O mais legal é que tem várias cenas gravadas em Dublin, passa pela Trinity, tudo! (E ela passa metade do filme com um moletom de Dublin =D )
    É bem tri!

    Comentário by Carina — 16/05/2013 @ 7:11 pm

  4. Oi Carina!

    Obrigada pelo comentário e pelas sugestões! Acredito que vou ter de fazer um Top 10 Filmes partes 2. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:19 am

  5. Ótima lista, Tarsila! Vou tentar assistir todos antes de embarcar em agosto!
    Mas antes de me ligar com a viagem que vai acontecer em breve, essa lista também me fez lembrar da minha relação com o cinema. Primeiro foi ao ver Guerra de botões. Não sei nem quando foi, mas vi esse filme em uma madrugada na Globo e me marcou profundamente, não só pela história mas pela estética (que eu não fazia a menor ideia do que era naquela época) e pela dublagem que só traduziu os dialógos em primeiro plano, deixando as falas que acontecem ao fundo (lembro de uma cena na sala de aula, onde os alunos que estavam em segundo plano falavam em “outra língua”. Talvez seja a memória mais antiga que tenho com o cinema como arte e não só uma forma de lazer.
    As Irmãs Madalenas também tem uma grande importância nessa minha história com a sétima arte. Quando eu estava no colegial e consumia absurdamente o conteúdo da locadora que frequentava e me apaixonava cada vez mais pelo cinema europeu, peguei uma carona com a minha mãe para São Paulo em um dia de semana só para assistir um filme. Estava em dúvida entre As irmãs Madalenas e um outro que não me lembro. Pelo horário e pela localização, acabei assistindo ao filme irlandês em um cinema instalado dentro de uma galeria na avenida Paulista. Eu e mais quatro pessoas em uma sessão às 14h30. Gostei tanto do filme que fiz algo que não costumo fazer: assisti mais duas vezes em casa quando saiu em DVD.
    Abraços!

    Comentário by Fernando Strongren — 16/05/2013 @ 7:15 pm

  6. Olá Fernando!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Espero que consiga assistir todos, pois são muito bacanas.
    A Guerra dos Botões também me marcou muito e é uma das memórias doces que tenho de quando era criança. É interessante como algumas coisas “conversam” com a gente não é?
    Espero que você encontre essa mesma conexão aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:22 am

  7. caraca q bacana

    eu adoro filmes irlandeses ja tinha visto The commitments magdalene sisters e outros como The secret of Roan Inish
    Intermission
    The Snapper
    The magical Legend of Leprechauns
    Ondine
    The Boys From county Clare
    Leap Year etc.

    Mas o meu favorito é The Commitments é fantastico
    eu sempre revejo esse filme a energia q os atores empregaram p fazer esse filme sendo ainda adolescentes na epoca é realmente muito forte e eles tocavam de verdade mesmo eram profissionais
    Esse filme é espetacular e foi graças a ele que a Minha querida banda The Corrs veio a existir

    Muito bem escolhido o tema do Post esse fim de semana vou assistir Once de 2007 sobre um musico de rua (busker) q se apaixona… parece interessante

    vlw pelo post

    Como sempre eu adorei

    Comentário by Kelvin — 16/05/2013 @ 7:17 pm

  8. Olá Kelvin!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Adorei suas sugestões de filmes e vou assisti-los com certeza. 🙂
    Os The Commitments é imperdível e sempre vale a pena ser revisto sempre.

    Beijos com trevos!

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:25 am

  9. Commitments. É realmente fantástico. A versão deles de Hard To Handle é a minha favorita. Tão Boa quanto a Original de Otis Redding e até um pouco melhor que a do Black Crowes.

    E O Filme Traídos pelo desejo? Não tinha a Irlanda e os “Terroristas” como Pano de Fundo?

    Comentário by Fabiano Dias Ferreira — 16/05/2013 @ 7:23 pm

  10. Oi Fabiano!

    Obrigada pelo comentário! E sim o Traídos pelo Desejo tem realmente as atividades do IRA como pano de fundo, e claro, representam uma crítica. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:26 am

  11. Acabei de assistir “The Magdalene Sisters”. Genteeeee to passada até agora!
    Agora eu entendo completamente porque as mulheres irlandeses são bravas e rigidas na criação dos filhos. E em todos os sentidos!

    Comentário by Juliana — 16/05/2013 @ 9:56 pm

  12. Olá Juliana!

    Obrigada pelo comentário!
    Não é?! A gente fica passada com o “The Magdalene Sisters” mesmo, é um filme pesado, mas muito interessante.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:37 am

  13. Eu li o livro da Guerra dos Botoes quando tinha 12 anos..mas nao lembro se ele era na Irlanda..acho que sim..

    Comentário by Rick — 16/05/2013 @ 11:58 pm

  14. Oi Rick querido!

    Há algumas versões da “Guerra dos Botões”, mas o filme que eu acho mais charmoso é com certeza o da Irlanda (mas sou suspeita para falar né?).

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:38 am

  15. Adorei a lista! Mas achei mesmo que ia encontrar “Leap Year” (Casa Comigo?) de 2009. É uma comédia romântica, com cenas maravilhosas da Irlanda. Vale a pena conferir. =)

    Comentário by Giovana Lopes — 17/05/2013 @ 12:01 am

  16. Olá Gioavana!

    Eu tentei buscar filmes que não são tão divulgados, mas que são muito bacanas de conhecer. Em breve farei outro Top 10 filmes irlandeses, porque este foi um sucesso!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:39 am

  17. Oi Tarsila, axei muito bom o post!
    E coincidentemente me fez querer te perguntar uma coisa! Rsrs
    Estou querendo investir na carreira de ator, e estou indo pra Irlanda em Setembro, vc sabe se existem boas escolas de teatro ai em Dublin? E se ha oportunidades de emprego tb para atores? Seria maravilhoso morar em Dublin trabalhando com oq eu gosto de fazer!!
    Nunca tinha comentado nada no blog antes, mas assumo q sou viciado! Rsrs Me ajudou muito na minha escolha por Dublin, entao valeu a força ai tah! Rsrs

    Comentário by Leandro — 17/05/2013 @ 9:05 am

  18. Olá Leandro!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Aqui existem sim escolas de teatro, recomendo que leia estes artigos aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/teatros-em-dublin-parte-1.html
    http://www.vidanairlanda.com/2011/09/teatros-em-dublin-parte-2.html

    Espero que ajude!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/07/2013 @ 5:13 pm

  19. Tenho o filme Guerra dos Botões e não canso de vê-lo… É demais mesmo… muito bom!!! Recomendo…

    Comentário by Paula Lococo — 17/05/2013 @ 7:58 pm

  20. Olá Paula!

    Ah, o “Guerra dos Botões” é um filme querido para mim. Sempre que posso eu o assisto e o recomendo. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/07/2013 @ 5:19 pm

  21. Oi Tarsila,
    Adorei este post!!! Parabéns!!!

    Comentário by Débora — 18/05/2013 @ 12:32 pm

  22. Olá Débora!

    Muito obrigada pelo carinho!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/07/2013 @ 5:21 pm

  23. Tarsila, adorei a lista! Assisti quase todos e fiquei surpresa com “War of The Buttons” ser irlandês! Era um dos meus filmes preferidos quando criança! Já estou baixando! Hihi!

    E claro, ficou fora da lista, mas quem quiser assistir mais filmes irlandeses:
    – Once
    – 32A
    – Butcher Boy
    – Kisses

    Assisti e gostei!

    Comentário by Michelly Goia — 18/05/2013 @ 12:39 pm

  24. Olá Michelly!

    Tudo bem querida? 🙂
    Obrigada pelas recomendações, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/07/2013 @ 5:22 pm

  25. Nao assisti nenhum dos filmes da lista, e entao, nao posso julgar. Mas dois filmes irlandeses que gosto muito são:
    – Once [Glen Hansard]
    – Intermission [Colin Farrell]

    Comentário by Marcos Daltozo — 18/05/2013 @ 5:17 pm

  26. Oi Marcos!

    Bom te ver por aqui! Espero que já tenha visto alguns então e obrigada pelas recomendações! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/07/2013 @ 5:27 pm

  27. The Magdalene Sisters é muito, muito bom. Um dos meus preferidos.
    Outros dois que eu recomendo muito são: On the Edge e Breakfest on Pluto.

    Comentário by Karoline — 19/05/2013 @ 6:33 am

  28. Olá Karoline!

    Obrigada pelas sugestões dos filmes, são muito bacanas mesmo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2013 @ 10:41 am

  29. Ah, eu também recomendo que assistam à série que se passa na Irlanda: Moone Boy. É muito engraçada e interessante.

    Comentário by Karoline — 19/05/2013 @ 6:39 am

  30. Oi Karoline!

    Moone Boy é uma série nova e bastante engraçada sim. Talvez eu deva criar um Top 10 séries. 😉

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2013 @ 10:42 am

  31. Ola. precisava muito falar contigo, Tarsila, e nao achei nenhum email seu no blog. Poderia me passar? Eh assunto de trabalho. Aguardo. Obrigada. meu email eh andreacordeiro2003@yahoo.com.br

    Comentário by Andrea — 20/05/2013 @ 1:49 pm

  32. Olá Andrea,

    Infelizmente não passo meu email pela quantidade enorme de comentários e contatos que recebo, espero que compreenda.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2013 @ 10:50 am

  33. Um amigo irlandês me indicou “The Commitments” esses dias. Já baixei, só falta conferir! 😉

    Comentário by Bárbara — 20/05/2013 @ 5:31 pm

  34. Oi Bárbara!

    Espero que já tenha conferido o “The Commitments” porque é muito bom! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2013 @ 10:54 am

  35. In the name of the Father

    Muito bom tbm… e se passa na prisão que tem aqui em Dublin….. que da pra ir visitar…..

    Mstra Dublin Belfast e Londres….

    Comentário by André — 22/05/2013 @ 7:42 pm

  36. Olá André,

    Pois é! O Name of the Father acontece ne Kilmainham Gaol – http://www.vidanairlanda.com/2010/04/conhecendo-a-irlanda-kilmainham-gaol.html

    Obrigada pela recomendação!

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:34 am

  37. Adorei esse post!

    Comentário by Ramon Duarte — 23/05/2013 @ 9:02 pm

  38. Olá Ramon!

    Muito obrigada pelo carinho. 🙂

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:36 am

  39. Olá Tarsila. Tudo bem?

    Estava pesquisando referente a minha profissão aí na Irlanda, precisamente Dublin. Achei algumas ofertas de emprego, e como não tenho noção do custo de vida na Irlanda, gostaria de tirar umas dúvidas.

    Um salário entre 40 e 50 mil euros/ano é bom?

    Outra dúvida é, aqui no Brasil temos muitos impostos que incidem sobre o salário bruto do trabalhador… INSS , FGTS , tudo descontado.

    E plano de saúde (caso exista) ?

    Como funciona na Irlanda?

    Espero que possa me ajudar,

    Beijooos!

    Comentário by Jessica — 24/05/2013 @ 6:40 pm

  40. Olá Jessica,

    Comigo tudo bem e com você?

    Vamos lá: Um trabalho que oferece entre 40 e 50 mil por ano é excelente e acima da média.
    Há sim impostos que são abatidos sobre o salário e recomendo que você veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/06/imigrando-impostos.html

    Há diversos planos de saúde na Irlanda sim, mas cada um funciona de um modo. A maioria funciona na base de que você paga o plano e também paga pelas consultas, depois pede um reembolso de parte do custo para ser abatido do seus gastos.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:39 am

  41. Esqueci de um detalhe importante.

    Em relação ao salário, o custo de vida em Dublin, é muito alto? Colocando como comparação São Paulo.

    Vlw!

    Comentário by Jessica — 24/05/2013 @ 7:04 pm

  42. Olá Jessica,

    O custo de vida na Irlanda varia de acordo com o seu estilo de vida. Se comparado a São Paulo (ganhando e gastando em Euros), Dublin é mais em conta.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:40 am

  43. O filme ONCE (Apenas uma Vez) é o filme que gosto assistir mais com amigos Brasileiros.

    Sobre um musico de Grafton Street. Pode ver o trailer no youtube – http://youtu.be/2SKU-r-OLzM

    Michael

    http://www.studyireland.com.br

    Comentário by Michael — 24/05/2013 @ 8:03 pm

  44. Olá Michael,

    Obrigada pela sugestão! 🙂
    O “Once” é sobre o músico Glen Hansard e ele faz bastante shows por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:41 am

  45. O filme ONCE (Apenas uma Vez) é o filme que gosto assistir mais com amigos Brasileiros.

    Sobre um musico de Grafton Street. Pode ver o trailer no youtube – http://youtu.be/2SKU-r-OLzM

    Michael
    Intercambio Vision

    Comentário by Michael — 24/05/2013 @ 8:05 pm

  46. Proxima vez que esta na esquina do Merrion Square e Mount Street – até Leeson Street – esta no local das cenas de varias filmes e MTV video (U2 Sweetest Thing).

    Há 2 filmes da mesma historia
    O filme “Ordinary Decent Criminal’ com Kevin Spacy – youtube – http://youtu.be/-AfXL5PZt10
    O filme “The General” com Brendan Gleeson – http://youtu.be/wq6TrW1fo-g

    Bons filmes, sobre um criminal real…Martin Cahill

    Michael

    Comentário by Michael — 24/05/2013 @ 8:21 pm

  47. Olá Michael,

    Mais uma vez, obrigada pelas sugestões! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:44 am

  48. Tem um muito bom também chamado “Waking Ned” é muito divertido! Recomento!

    Comentário by Danielle — 29/05/2013 @ 12:03 am

  49. Olá Danielle!

    Muito obrigada pela recomendação. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/08/2013 @ 12:45 pm

  50. Desde que o meu filho foi pra Irlanda em Dezembro/12 eu me interessei em saber um pouco de tudo inclusive os filmes e nessa lista que você mencionou acrescenta também por favor os que eu adorei:
    Casa Comigo?
    P.S. Eu te amo
    As Leis da Atração
    Ondine

    Comentário by Marilene Torres — 09/07/2013 @ 3:03 am

  51. Olá Marilene!

    Obrigada pelo comentário e pelas sugestões. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/05/2014 @ 8:42 am

  52. Tem um filme que nao foi mencionado e que eu particularmente AMO.
    MickyBo and Me (2005)
    O filme conta a historia de dois garotinhos irlandeses nos anos 70 que viram amigos apesar se estarem em “lados opostos” na disputa católicos x protestantes. Os dois tem uma obsessão pelo filme Butch Cassidy and the Sundance Kid, e a trilha sonora do filme eh muito boa!

    Comentário by Carol — 20/07/2013 @ 10:40 pm

  53. Olá Carol!

    Obrigada pelo comentário e contribuição!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/05/2014 @ 7:10 am

  54. Um filme sensacional que faltou na lista (afinal eram só 10) é The wind that shakes the barley. O filme se passa nos anos 20, é sobre as guerras de Independência irlandesas. É uma grande lição de história, fundamental pra quem quer entender o país, e ganhou a Palma de Ouro em Cannes. Além disso, tem vários sotaques e um monte de gente falando em gaélico.
    E o filme Circle of friends é na verdade baseado num livro da Maeve Binchi, que era um dos meus preferidos na adolescência. Em português foi traduzido como “Entre o amor e a amizade”. É um romance água com açúcar delicioso, hehe.

    Comentário by Manuela — 24/07/2013 @ 1:22 am

  55. Olá Manuela!

    Que bacana! A sugestão do “The Wind that Shakes the Barley” realmente é excelente. Sobre o “Circle of Friends” ser um livro eu não sabia. Obrigada! Aqui na Irlanda há tantas autoras de romances assim, água com açúcar e deliciosos. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/05/2014 @ 2:49 pm

  56. Adorei as dicas, e por sinal, meu filme favorito é irlandes “Disco Pigs” de 2001, gravado em Cork e Dublin.

    Comentário by letícia — 25/07/2013 @ 7:15 am

  57. Olá Letícia!

    Obrigada pelo comentário e contribuição!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/05/2014 @ 2:53 pm

  58. Oi Tarsila,

    Muito legal o post, acho válido também uma citação aos seriados irlandeses. Segundo os meus amigos irlandeses, é muito importante para um estrangeiro assistir o seriado Father Ted (comédia), pois muitas das slangs e phrases que eles utilizam no dia-a-dia foram influenciadas por este seriado.
    Outro seriado que comecei a acompanhar estes dias é o Moone Boy, um seriado sobre um garotinho e seu amigo imaginário, este é mais recente e bem interessante pelo sotaque, os locais e o estilo de vida irlandês no interior do país.

    Abraços!

    Comentário by Eduardo Polmann — 06/08/2013 @ 1:19 am

  59. Olá Eduardo!

    Obrigada pela sugestão! Os dois seriados, tanto o “Father Ted” como o “Moone Boy” são realmente muito populares entre os irlandeses, que inclusive os veem como uma ótima representação da cultura local.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/05/2014 @ 9:08 am

  60. Oi, Tarsila!

    Assisti “The Commitments” no último domingo. MENINA, e o sotaque? hahaha

    Depois de meia hora de filme eu tava acostumada… gostei bastante! 🙂

    Comentário by Bárbara — 10/09/2013 @ 12:43 am

  61. Olá Bárbara!

    Pois então, o sotaque é bem forte mas é um filme que vale a pena assistir. Ele é muito especial, né?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/05/2014 @ 10:29 am

  62. Olá Tarsila! (Já gostei do nome, pois é o nome da minha filha que atualmente mora em Callan, Co. Kilkenny)
    Adoro filmes irlandeses e tem um muito legal com o os atores são James Caan e Aidan Quinn que eu adoro, que é sobre um professor de meia idade que sai dos Estados Unidos e vai prá Irlanda em busca da verdade sobre a vida de sua mãe e mais detalhes sobre o pai que ele não conheceu.
    Difícil de achar, mas maravilhoso! Vale a pena procurar!
    Outro filme que acabei de lembrar é Danny’s Father, aqui traduzido como um passo para a liberdade 1995, com Albert Finney.

    bjs
    Jackie

    Comentário by Jaqueline Sartori — 26/09/2013 @ 3:00 pm

  63. Olá Jaqueline!

    Obrigada pelo comentário e carinho e também pelas sugestões dos filmes!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/05/2014 @ 11:11 am

  64. Oi Tarsila, estou aqui devorando seu blog, bem, se me recordo o que me trouxe a esse destino, foi um filme que vi muitos anos atrás, muito romântico e paisagens maravilhosas, o nome :O homem que veio do mar, e qdo já estava decidindo ir para Canadá, eis que passa um Globo Repórter sobre o Reino Unido, e na primeira tomada , aquele esplendor da montanha com seu precipício junto ao mar verde Esmeralda, e eca estou eu, doida pra conseguir ver logo tudo isso.

    Comentário by Cida — 26/05/2014 @ 4:44 am

  65. Olá Cida,

    Obrigada pelo comentário e carinho. Eu desconheço o filme, mas fico feliz que tenha gostado da idéia de vir para a Irlanda (devo avisá-la contudo que a República da Irlanda não faz parte do Reino Unido), apesar de muitas pessoas fazerem esta confusão já que a Irlanda do Norte faz sim parte do Reino Unido mas fica na mesma ilha que a República da Irlanda.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 27/05/2014 @ 12:42 am

Sorry, the comment form is closed at this time.