19/01/2012

Estudar na Irlanda: Success College

Olá pessoal!

Como alguns de vocês sabem eu entrevisto brasileiros de diferentes escolas aqui na Irlanda e de tempos em tempos tenho a oportunidade de entrevistar diferentes alunos de uma mesma instituição. A entrevista de hoje é com um casal muitíssimo simpático que estuda na Success College. Eu já fiz outra entrevista com alunos de lá, veja aqui.

Sem mais demoras lhes apresento…o MAURICIO e a CAMILA!

O Mauricio e a Camila estavam trabalhando em suas respectivas áreas no Brasil, mas a vida corrida e o estress de São Paulo estavam sendo desgastantes. Já munidos da idéia de morar no exterior, aproveitaram o momento para dar uma virada na vida e depois de refletirem sobre diversos lugares como Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Inglaterra o casal finalmente escolheu a Irlanda. Como está sendo a experiência deles por aqui? É só continuar lendo…

Qual é o seu nome e idade?
Camila Arcangeli, 25 anos e Mauricio Engel, 30 anos.

Qual é o seu curso e escola?
Camila e Mauricio – Estudamos General English na Success College em níveis diferentes.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na sua escola?
Camila e Mauricio – Estamos na Irlanda há 5 meses e meio e começamos a estudar 1 semana depois que chegamos.

Por que você escolheu a Irlanda?
Camila e Mauricio
– Morar em São Paulo é desgastante. Se rala muito para ter de gastar muito e como procurávamos novas oportunidades decidimos que uma experiência no exterior, que já queríamos, seria bom. Procuramos algumas agências e fomos filtrando o serviço considerando o suporte, o material fornecido, o atendimento e valores, depois pensamos no destino. Primeiramente descartamos a Austrália e a Nova Zelândia por serem opções muito mais caras e relativamente isoladas de outras culturas, então escolhemos  a Europa pela história antiga e países diversificados, também por termos familiares morando na Itália e Alemanha e pela possibilidade de conhecer estes países.

Ficamos então entre Londres e Dublin e escolhemos a Irlanda pela facilidade de visto, pelos depoimentos dizendo que os irlandeses eram amigáveis e acolhedores. O fato de Dublin ser um lugar menos, mais tranqüilo e aconchegante nos atraiu também.

Vocês escolheram qual agência de intercâmbio? Por quê?
Camila – Escolhemos a agência This Way Intercâmbios especialmente pelo atendimento, todo o suporte e cuidado como se cada cliente fosse único e os preços também foram convidativos.

Mauricio – Eu só tenho coisas boas para falar da agência.

Valeu a pena contratar o serviço de uma agência?
Camila – Sim, valeu.

Mauricio – Vir para a Irlanda por nossa conta seria uma opção mais barata, mas escolhemos ter a segurança de ter todos os documentos organizados para entrar legalmente no país sem dores de cabeça, além disto sabíamos que teríamos todo o suporte necessário tanto aqui na Irlanda como no Brasil.

Utilizamos um serviço deles chamado First Steps (Primeiros Passos) que incluía o pessoal da escola nos buscar no aeroporto (contrato feito pelo intermédio da agência) e uma pessoa nos mostrar como as coisas funcionam aqui, onde devemos tirar nossa documentação, obter o número de PPS, como se registrar na GNIB, abrir conta em banco, nos levar na escola, dar dicas de ônibus, hospitais, bairros…é um serviço que dá uma visão geral das coisas para você não ficar perdido. O que valeu mais a pena foi a segurança de chegar aqui com tudo certo e com suporte caso precisássemos. A agência também fez o serviço de acompanhamento por e-mail, nos perguntando como estávamos, etc.

Por que vocês escolheram a Success College como sua escola?
Camila – Escolhemos a Success College através dos depoimentos que vimos e também pelo site da própria escola.

Mauricio – Na hora de escolher não conhecíamos tantas escolas e foi também uma recomendação da agência. A Success College não era nem a escola mais cara, nem a mais barata. Também lemos entrevistas em diversos sites, inclusive no Vida Na Irlanda e percebi que as opiniões eram muito pessoais e as experiências únicas, cada um tem a sua e é justo.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na Success College?
Camila – Principalmente aprender inglês e preciso aprender muito rápido. Quero falar inglês muito bem e depois quero fazer um curso profissionalizantes, ainda não sei qual.

Mauricio – Aprimorar meu inglês, eu já falava mas não era fluente e pretendo, de preferência, conseguir algo na minha área aqui, não exclusivamente na Irlanda mas na Europa. Aqui há mais companhias no meu segmento (projetos de rádio e televisão).

Que tipo de acomodação vocês escolheram? Como foi a experiência?
Camila e Mauricio – Optamos pela acomodação da escola. Na hora de comprarmos acordamos em ter um quarto de casal por 1 mês com banheiro e ao chegarmos recebemos um micro quarto de casal, sim com banheiro, mas o lugar era horrível. A localização era próxima à escola, mas era meio perigoso. Achamos o prédio ruim, mal cuidado e se tivéssemos de dar uma nota entre 0 e 10, daríamos meio. Reclamamos para a agência, que entrou em contato com a escola, porque realmente ficamos bem insatisfeitos. Nem pedimos nosso dinheiro de volta porque o que queríamos era sair de lá. Logo encontramos o apartamento onde estamos até hoje.

Qual é a sua opinião sobre seu curso?
Camila – Estou gostando muito agora, especialmente depois que mudei de nível porque a minha professora atual é ótima e com ela aprendi muito muito mais. O material da escola é ótimo e a professora também ajuda muito, ela incrementa as aulas, busca outras fontes de exercícios, coisas extras. Temos um material fixo, na verdade, uma apostila, mas também recebemos Xerox e temos exercícios de listening e de conversação. A infra-estrutura da escola é razoável, a internet é um pouco lenta, mas as salas são funcionais. O atendimento e rápido e bom e, caso seja necessário, se você não falar muito inglês, a escola tem funcionários brasileiros que ajudam com acomodação, escola, tudo. Eles até mesmo podem o acompanhar para falar com a diretoria.

Mauricio – Estou gostando do curso e tudo muda de professor para professor. Eu tive mais facilidades com alguns do que outros e o que, na minha opinião, eleva a qualidade da Success College. O material é claro, objetivo e dinâmico, e pertence a escola, mas há a opção de compra da apostila (com cd) para poder estudar em casa (atualmente €20). Eu gosto bastante da escola, mas há alguns pontos negativos, como a seleção dos níveis, que não era muito criteriosa, mas como a direção mudou recentemente isto tem se tornado mais rígido, envolve tudo. As coisas estão mudando para melhor. Um outro ponto que talvez a Success College pudesse melhorar é que alguns professores são muito tolerantes e isto acaba permitindo que os alunos menos comprometidos abusem da escola chegando atrasados e até mesmo falando português dentro da sala de aula.

Quais são as nacionalidades dos professores na Success College?
Camila e Mauricio – A maioria é irlandês, mas há um polonês e um australiano.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?
Camila – Aproximadamente 15 alunos.  A grande maioria é composta de brasileiros e espanhóis, mas há também pessoas do Peru, Argentina e Romênia.

Mauricio – Também aproximadamente 15 pessoas. A maioria é da Espanha e também há alunos de outras nacionalidades como Brasil, Espanha, Arábia Saudita e Peru.

Há muitos brasileiros na Success College?
Camila e Mauricio – Acredito que os brasileiros formam aproximadamente 50% dos estudantes na escola e por volta de 30 % de espanhóis, mas a Success College está agora divulgando a escola em outros países para criar maior variedade.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?
Camila – Nossas aulas são das 8h às 11:15 com um intervalo de 15 minutos as 9:30h. Como a aula começa cedo o dia é mais produtivo, rende mais, mas acho que é muito cedo. Há uma variedade de horários (aulas como a minha, também das 11:30h as 2:45h e das 2:45h as 18h), mas nem todos os níveis estão disponíveis em todos os horários. Pessoalmente eu tenho de estudar neste horário porque não há o meu nível em outro horário.

Mauricio – Há um horário em que as aulas começam as 11:30h. Eu quero e vou mudar para este horário porque o meu nível só tem aulas neste período. Hoje não há tanta flexibilidade com esta questão de horários, quando chegamos era mais flexível, especialmente depois que a lei proibiu as aulas a noite levando mais alunos para as salas da manhã.

O que você mais gosta e menos gosta na Success College?
Camila – Minha professora é o que eu mais gosto, e o que eu menos gosto é a quantidade de alunos por sala. Acho que 7 ou 8 alunos por sala seria ideal, porque com menos alunos é mais fácil e melhor aprender.

Mauricio – Gosto muito do atendimento da recepção. Qualquer coisa que você precisa a Rebecca faz na hora. Também não gosto da quantidade de alunos na sala, entre 7 a 10 seria ideal.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?
Camila – Melhorar a distribuição de pessoas nos níveis certos, que é muito importante, mas isto já está sendo mudado.

Mauricio – Eles deveriam ser mais rigorosos em relação as normas das escolas (como chegar atrasado ou falar português) e o banheiro poderia melhorar, porque é muito gelado e o secador de mãos não seca direito.

O que você acha que a Success College oferece de diferencial?
Camila – Já ouvi comentários de pessoas que estudam em outras escolas e não vejo um enorme diferencial. Por exemplo um amigo meu estuda em uma escola mais cara mas sempre há passeios e atividades extra-curriculares. Na Success College não tem passeios e nem atividades fora da sala, mas se você precisar de qualquer coisa, eles sempre te ajudam.

Mauricio – O diferencial é o suporte. Por exemplo, caso você não tenha presença suficiente para renovar seu visto, a escola fornece aulas extras de gramática e conversação. Quem pretende renovar o visto de estudante e ainda não tem 80% de presença podem se beneficiar com estas aulas.

Vocês acham que existe diferença entre estudar na Irlanda e no Brasil?
Camila e Mauricio – Existe sim. Aqui você convive com o inglês diariamente. No Brasil estudava apenas 2 horas 1 vez por semana, mas aqui você vive em inglês. É obrigado a falar, senão você não consegue viver.

Como vocês vêem a evolução com o inglês aqui?
Camila – Minha evolução foi de 100%! Quando cheguei há 5 meses e meio não conseguia me comunicar, não tinha confiança nem vocabulário, mas eu me arriscava. O fato de me jogar contribuiu para que eu aprendesse porque o que eu não sei vou atrás e descubro, como por exemplo como pegar o trem para ir trabalhar. Agora eu falo, ainda digo muita coisa errada, mas converso com o landlord (proprietário do apartamento) e explico tudo que preciso aqui em casa. Eu tento falar no telefone e se tenho dificuldades passo o telefone, mas falo com todo mundo.

Mauricio – Desde que cheguei a evolução tem sido gradual e percebo que evolui principalmente na gramática e vocabulário. Quando cheguei era difícil ir no mercado e entender os produtos. Havia muito vocabulário lá que não faz parte do universo de músicas e filmes, como “salsinha” (Parlsey) ou “cravo da índia” (Cloves) e até mesmo os cortes de carne, que são diferentes. Hoje vou ao mercado normalmente, como no Brasil. É algo comum.

Vocês gostam de estudar na Success College?
Camila – Eu gosto.
Mauricio – Gosto.

Muitas pessoas tem medo de não conseguir trabalho. Como foi esta experiência para vocês?
Camila – Eu fiquei meio preocupada, mas viemos preparados financeiramente caso não conseguíssemos nada. Eu não posso desistir, porque, no meu caso, muitas oportunidades apareceram mas algumas exigiam que o trabalho fosse período integral como Au Pair live in (que mora com a família) e live out (que não mora na com a família), mas preciso estudar.

Mauricio – Para mim quando cheguei acho que havia mais ofertas de sub-empregos, talvez seja por causa do inverno, mas se você se decida e corre atrás, tem emprego sim. Recebi retornos para trabalhar com caridade arrecadando de porta em porta (door to door), garçom em restaurante, como promoter de restaurante e kitchen porter. Acredito que para conseguir algo tem de entregar currículos pessoalmente, entrar na internet e correr atrás mesmo. Tivemos tantos retornos na internet quanto pessoalmente,mas estabelecemos uma estratégia de distribuição. Separamos as áreas da cidade em vários setores com ruas principais e pequenas. Nas ruazinhas onde o fluxo é menor, às vezes tem mais oportunidades.

Na sua opinião pessoal quanto um casal de estudantes gasta em media por mês na Irlanda?
Camila e Mauricio – Considerando que moramos só nós dois em um apartamento de 1 dormitório no centro de Dublin, que é um pouco mais caro, com comida e tudo, acreditamos que os gastos ficam por volta de €1.200 por mês. Deste valor €1.000 é o valor fixo aproximado incluindo internet, academia, contas de telefone fixo, luz, aluguel etc. A partir dos mil é o que comemos e saímos. Acabamos gastando um pouco mais do que planejamos porque decidimos morar sozinhos.

Vocês podem dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?
Camila – Pesquise mesmo como é a vida na Irlanda, o clima e custos. Aprenda como viver, como procurar emprego, alugar um apartamento/casa, etc. Com as informações necessárias você aprende por onde começar.

Mauricio – Nós pesquisamos sobre tudo e acredito que o melhor conselho é  pesquisar bem o custo de vida, o clima na Irlanda e também um pouco sobre a cultura local, porque ela é o espelho do povo. Ah e tem de saber um pouco de história também. O resto a gente se vira.

Quando o curso acabar, o que vocês pretendem fazer?
Camila e Mauricio – Queremos continuar viajando e possivelmente nos dedicar mais ao trabalho.

Mauricio – Vou procurar algo na minha área. É bem mais fácil conseguir um sub-emprego de meio período do que um emprego na própria área porque eles normalmente eles são de período integral.  Se estivermos trabalhamos, vamos renovar nosso visto, mas não sabemos ao certo o que vamos fazer.

Muito obrigada tanto a Camila quanto ao Mauricio por disponibilizarem seu tempo e simpatia para contribuir com a experiência deles na Irlanda conosco! Que vocês continuem desenvolvendo suas habilidades com o inglês e que tenham muito sucesso por aqui!

Success College
1-2 Phibsboro Road
Dublin 7
www.successcollege.ie

Postado por: | Comments (66)

  1. Olá Tarsila, tudo bem?
    Esta é uma das partes que mais gosto do Vida na Irlanda, pq esclarece muito sobre as escolas. Eu penso em estudar na Irlanda, talvez no fim deste ano ou começo do ano que vem e sempre leio. Ficamos muito inseguros qto onde estudar e seu blog é muito esclarecedor, continue postando sempre coisas maravilhosas como vc faz, pois acredito que tem ajudado muita gente, como eu.
    Bjão

    Comentário by Catia — 19/01/2012 @ 1:31 pm

  2. Olá Catia!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário é realmente um grande prazer poder ajudar, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 2:04 pm

  3. ola muito obrigado gostei muito da entrevista eu gostaria de saber quanto tempo mais ou menos demora pra acabar os cursos, varia de escola para escola como funciona?

    obrigado mais uma vez foi bastante esclarecedor

    Comentário by kelvin — 19/01/2012 @ 3:31 pm

  4. Olá Kelvin!

    Muito obrigada pelo comentário. Os cursos variam de acordo com a contrato que o aluno faz, há cursos de 1 mês, 3 meses, 6 meses e 1 ano. Algumas escolas também oferecem cursos de duração variada com mais flexibilidade, depende do curso e da instituição. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 2:05 pm

  5. Oi Tarsila, td bem?
    Vou para Dublin em Julho e adoro acompanhar seu blog!

    Aproveitei este post para rever algumas entrevistas do ‘Estudar na Irlanda’ e vi muita gente comentando que as aulas que terminam às 13h podem atrapalhar quem pretende trabalhar à tarde. Fiquei um pouco preocupada… Queria entender um pouco qual é a carga horária mais comum dos chamados subempregos (tanto no período da manhã e da tarde). E como as escolas lidam com isso, se são flexíveis, se os alunos conseguem sair um pouco mais cedo da aula sem problemas?

    Espero que consiga me ajudar! rsrs

    Bjos!

    Comentário by Marina — 19/01/2012 @ 10:43 pm

  6. Olá Marina!

    Comigo tudo ótimo e com você?

    Obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda. 🙂
    Vamos lá, depende do emprego, alguns começam os turnos da tarde às 13h e muitos lugares fecham às 17/18h, talvez neste aspecto não facilite procurar emprego porque há necessidade de almoçar depois de sair da escola, mas isto é uma questão pessoal e do emprego envolvido (aqui há bastante empregos com horários variados). Algumas escolas são flexíveis e outras não, por isto é importante perguntar à instituição de seu interesse como eles lidam com isto e se permitem reposição de aulas ou mudança de horário.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 2:09 pm

  7. Társila, Olá….
    Vc tem informações sobre escolas de Galway e se existem muito mais Brasileiro lá do que em Dublin?
    Além disso, lá é mais difícil conseguir os “sub-empregos”?

    Obrigada, bjs

    Comentário by karina — 20/01/2012 @ 3:39 pm

  8. Olá Karina,

    Infelizmente não tenho informações sobre as escolas de Galway. Já até tentei contatar algumas mas nem mesmo obtive resposta. Acredito que a quantidade de brasileiros em Galway seja proporcionalmente menor que em Dublin, pois Galway é menor que a capital. Eu moro em Dublin e não sei como é a situação para trabalhos lá, mas sei que existem oportunidades para conseguir empregos para se manter, mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os fatores principais para conseguir o que se quer. Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 2:18 pm

  9. Olá Társila!

    Primeiramente Feliz Aniversario!!!!!!!!!

    E sempre bom estar lendo o Vida na Irlanda, essa entrevista de hoje me ajudou muito mesmo, pois embarco para Dublin dia 02 de Fevereiro, e vou estudar na Success College, e a entrevista do casal Camila e Mauricio me ajudou em uma serie de coisa… (se possível me passe o contato do casal)

    Essa serie de entrevista com alunos de varias escola, ajuda muito quem esta aqui no Brasil decidindo sobre o intercambio.

    Grande abraço e muito Sucesso!

    Comentário by Guilherme Lima — 20/01/2012 @ 9:02 pm

  10. Olá Guilherme!

    Muito obrigada pelo carinho! Realmente dia 20 foi meu niver! yay! 🙂
    Estou entrando em contato com a Camila e com o Mauricio e quando puder, lhe mando o contato.
    Fico muito feliz em poder ajudar e também recomendo e leitura do eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”, disponível para baixar aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html
    Nele há várias dicas para quem está planejando o intercâmbio! 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 2:23 pm

  11. Oi Tarsila, estou acompanhando seu blog nos últimos tempos, foi a Lis que me indicou!!
    Estou planejando uma ida para Irlanda para visita-la, estou pensando em voltar junto com a Thai para Dublin, mas a ideia, a principio era passar somente 10 dias ai, agora já esta se transformando em 6 meses, hahaha.. Estou estudando o caso! hahaha..
    Mas adoro seu blog, me faz entender um pouco mais do fantástico mundo de Dublin 😉

    Comentário by Faby Gunner — 21/01/2012 @ 3:59 am

  12. Olá Faby!

    Obrigada pelo comentário (e obrigada a Lis pela indicação!).
    Fico muito feliz que você esteja curtindo o Vida Na Irlanda e não importa se você vem por 10 dias ou 6 meses, espero que curta cada segundo da sua experiência aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 2:25 pm

  13. Parabéns pela entrevista, essas novas perguntas vão ajudar bastante. Obrigado =)

    Comentário by Paulo ROberto — 21/01/2012 @ 11:49 pm

  14. Olá Paulo Roberto!

    Obrigada pelo comentário e fico feliz em poder ajudar. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 2:30 pm

  15. olá Tarsila,
    leio sempre seu blog e estou planejando viajar para a irlanda no meio do ano e gostaria de saber qual a voltagem ai na irlanda e se meu celular funciona ai pois gostaria de está levando meu notebook e meu celular .

    Comentário by Cris — 23/01/2012 @ 1:43 am

  16. Olá Cris!

    Olha só, eu já fiz um post sobre este assunto aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-plugues-e-eletricidade.html
    Também fiz um sobre o que trazer na mala: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 3:09 pm

  17. Muito boa a entrevista. Só de ler que um dos motivos para sair do país seja fugir do stress que é São Paulo, por exemplo, me identifico na hora! (:

    Parabéns, Tarsila!

    Comentário by Bruno Rodrigues — 23/01/2012 @ 1:09 pm

  18. Olá Bruno!

    Obrigada pelo comentário e elogio.
    É interessante ver como algumas pessoas buscam realmente outras experiências também para melhorar a qualidade de vida.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 3:16 pm

  19. Olá Tarsila,

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo site, pois ele me ajudou muito na decisão e na pesquisa do meu intercambio……
    Estou fechando o intercambio com a agencia Go to london….. e eles me deram algumas sugestões de escolas que eu vi a opinião dos estudantes no seu blog…… apenas uma escola eu não achei comentários, que é a NCBA – National College of Business Administration….. é uma escola boa? tem muitos brasileiros??? o preço dela é bem inferior das outras que eu vi, por isso estou um pouco desconfiada se vai atender os meus objetivos, ja que eu pretendo voltar com inglês muito bom devido as minhas intenções profissionais.

    Comentário by Millena — 23/01/2012 @ 6:53 pm

  20. Olá Millena!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Ainda não tive a oportunidade de entrevistar um aluno da NCBA – National College of Business Administration, mas assim que puder, farei uma entrevista com alguém de lá. Infelizmente não tenho mais informações para poder ajudá-la, mas assim que puder vou fazer a entrevista.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 3:30 pm

  21. Olá eu preciso de indicações de boas escolas em dublin. Acho que a maior dificuldade é realmente saber aonde estudar! heheheh Por gentileza se puder retornar por e-mail pessoal que está em Dublin e puder indicar e tals agradeço!

    Comentário by Gustavo — 23/01/2012 @ 9:28 pm

  22. Olá Gustavo,

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 3:36 pm

  23. Oi Tarsi , quanto tempo você acha que eu vou levar para aprender o inglês ?
    Estou indo no básico ..
    e sobre empregos em fazendas , sabe algo ?
    Obrigado

    Comentário by Carlos Eduardo — 24/01/2012 @ 5:12 am

  24. Olá Carlos Eduardo!

    Aprender inglês depende de você e da sua dedicação, também depende do seu conhecimento. Eu aconselho sempre que as pessoas estudem um pouco de inglês antes de vir pra cá. A maioria das pessoas que vem para cá quer aprender inglês, então não dominam o idioma completamente. Sim, é possível vir para cá sem nada de inglês, mas acho que pode ser uma experiência muito sofrida.

    Viver em outro país é uma mudança grande e demora um tempo até nos adaptarmos. Isto é normal, mas se você não entender absolutamente nada do que está acontecendo, pode ser uma experiência muito frustrante.

    Como já escutei em minhas entrevistas: “É possível sobreviver sem falar inglês”, mas você está investindo um bom dinheiro em uma experiência que você quer vivenciar e não apenas sobreviver, não é?

    Então fica minha dica, se você quer vir estudar na Irlanda (ou em qualquer outro país) estude pelo menos um pouco do idioma, dedique-se a compreender coisas básicas, pois sua experiência de vida pode ser mais tranqüila e você se sentirá mais seguro em situações corriqueiras.

    Não sei sobre empregos em fazendas, mas há diversas aqui, especialmente no interior do país. Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 4:04 pm

  25. Olá!

    Descobri essa página essa semana, não paro de ler!!
    Estou começando a planejar meu intercâmbio e como sempre achei a Irlanda linda resolvi unir o útil ao agradável, só não esperava encontrar tanta informação reunida! Adorei os posts e muitas vezes as dúvidas dos outros é a minha também!!
    Parabéns pelo seu trabalho, você tem ajudado mtão mesmo, graças a vc não estou mais perdida!!
    Vou continuar acompanhando!!!
    Abraços!!

    Comentário by Daiana — 24/01/2012 @ 7:08 pm

  26. Olá Daiana!

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    É um prazer poder ajudar e espero que o Vida Na Irlanda possa contribuir para a sua experiência aqui na Terra dos Leprechauns.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 4:20 pm

  27. Tarsila, acompanho seu blog ha um tempo já. Estou em Paignton, Inglaterra fazendo um rapido intercambio com um grupo de Brasília, de 1 mês apenas. (semana que vem acabaca), e é quando eu parto para a Irlanda para meu intercâmbio de 6 meses.
    Estou tendo imprevistos e decepções com minha agencia de intercambio de BSB. Eles são muito displicentes e eu tenho muitas duvidas.
    seria pedir demais que vc me adicionasse no msn: recapuzo@hotmail.com para te contar mais e sanar algumas duvidas?!?!?
    Parece que vc e seu blog são minha ultima esperança agora…

    Com respeito,
    Renata

    Comentário by Renata — 25/01/2012 @ 12:35 am

  28. Olá Renata,

    Infelizmente eu não utilizo mais o msn, mas fico feliz em responder suas dúvidas aqui nos comentários do Vida Na Irlanda pois a sua dúvida pode ser a mesma de outros e quando compartilhamos informações todos saem ganhando.

    Espero que compreenda e que eu possa ajudá-la.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 4:29 pm

  29. Olá Tarsila, estou planejando meu intercambio para Irlanda e adorei o seu blog, há dicas importantes.
    Penso em ficar no minimo 06 meses em Dublin, quanto você acha que devo levar em dinheiro?
    Pretendo ficar em albergue no inicio e preciso colocar na planilha todos os gastos que terei para ficar tranquila.
    Muito obrigada e tudo de bom!!!

    Comentário by Juliana — 26/01/2012 @ 8:02 pm

  30. Olá Juliana!

    Muito obrigada pelo elogio e comentário.
    A questão do dinheiro é muito pessoal, mas de modo geral sempre recomendo que você traga o máximo possível. Você deve trazer, no mínimo, o valor de €3 mil, que é o exigido para o registro junto à imigração, mas você terá outros gastos. Portanto trazer por volta de €3.500 no mínimo dos mínimos, mas sempre recomendo que traga o máximo possível.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 3:13 pm

  31. Que legal, estava esperando vc falar sobre essa Escola. Provavelmente será nela que irei estudar. Obrigada por nos deixar sempre informados.

    Comentário by Estela Pascoli — 26/01/2012 @ 11:24 pm

  32. Olá Estela!

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    É um prazer poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 3:13 pm

  33. Tarsila, tudo bom?

    Primeiramente quero parabeniza-la pelo excelente blog, realmente um trabalho extremamente bem feito, detalhista e muito didático, estou lendo quase todos os artigos publicados para chegar à Irlanda sabendo de TUDO! rs

    Irei com minha namorada em março/2012 e possuo diversas duvidas muitas delas foram sanadas apenas lendo artigos.
    Porém, pode ter passado despercebido, mas ainda não li nada referente o Seguro-Saúde, é necessário fazer um privado ou basta o governamental (tenho visto em alguns orçamentos com esse seguro)?
    Estamos indo para ficar 9 meses, utilizando o pacote 6 meses curso + 6 meses férias, gostaria de saber se você conhece os curso de inglês para negócios e se eu com inglês intermediário quase avançado, consigo iniciar o curso, ou necessito fazer alguns meses de idioma normal para posteriormente integrar o curso de inglês business?

    Obrigado e novamente Parabéns.

    Comentário by Pedro Henrique — 27/01/2012 @ 4:23 pm

  34. Olá Pedro Henrique!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Fico muito feliz em saber que você está curtindo o Vida Na Irlanda e que todo o conteúdo o está ajudando. 🙂

    Vamos lá: Sobre o seguro, o mínimo exigido é o seguro governamental irlandês que tem cobertura emergencial por todo o território da Irlanda e normalmente é o mais barato sim. Este é para preencher o requisito de se ter um seguro-saúde (e não seguro-viagem, que não é aceito).

    Algumas pessoas preferem comprar, além do seguro básico um seguro mais amplo, que permite uma cobertura maior e em outros países (caso você queira viajar, por exemplo). Este tipo de seguro não é obrigatório, mas pode ser uma boa precaução. Depende de cada um.

    Assim que você chegar aqui a sua escola fará um teste que determinará o nível no qual você estudará e aí você saberá se estará apto para entrar no curso de business diretamente ou se ainda precisará estudar um pouco mais no de inglês geral. De qualquer modo não tema, converse com a escola sobre como você se sente e se o inglês geral for muito fácil você pode pedir para mudar para o curso de business também. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 3:26 pm

  35. Olá Tarsila!
    Reforçando o que muitos já disseram, seu site tem me ajudado muito, pois vou para a Irlanda ano que vem, e através do site esclareço muitas dúvidas. Porém, gostaria muito de algum dia ver algum comentário sobre escolas de Galway, pois pretendo ir para lá e não acho tantas referências. Estou indo um pouco no escuro, acreditando na palavra da agência, creio que não irei me decepcionar, mas seria muito bom ver algum comentário sobre.

    Tenha uma otima semana!
    E Parabéns pelo blog!

    Comentário by Cristina Lopes — 30/01/2012 @ 3:31 pm

  36. Olá Cristina!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário.
    Tenho buscado entrevistar alunos de Galway, mas como moro em Dublin tenho alguns obstáculos. Tentei já contatar escolas de lá para obter contatos de alunos e nunca obtive resposta, mas quando conseguir com certeza farei um post. Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 4:32 pm

  37. Tarsila, tudo bem ?

    Não encontrei outra maneira em te escrever se nao pelos comentários. Estou prestes a fechar um curso de film production na New Media Technology Center (www.nmtc.ie) E não encontrei ninguém que tenha estudado lá para ter uma opinião. Como você trabalha com comunicação, talvez conheça algo a respeito… Se puder me mandar uma opinião, seria de grande ajuda !
    Parabéns pelo blog e pelos trabalhos ! 🙂

    Leo

    Comentário by Leonardo — 09/02/2012 @ 2:31 pm

  38. Olá Leonardo!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Eu ainda não tenho o contato de alunos para uma entrevista mas sei que há brasileiros estudando por lá. Vou tentar entrevistar alguém e assim que conseguir vira post, combinado? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 9:24 pm

  39. Obrigado pelos esclarecimentos, com certeza o melhor blog sobre a Irlanda que eu encontrei.

    Tenho apenas mais um dúvida, vou com minha namorada e já estou procurando acomodação no “daft.ie” eu estou procurando algum quarto para nós dois, “double room” os preços que encontro no site é por pessoa? ou o valor do quarto?

    Desde já agradeço.

    Abraço!

    Comentário by Pedro Henrique — 10/02/2012 @ 4:18 pm

  40. Olá Pedro!

    Disponha, é um prazer poder ajudar.
    Normalmente o valor é pelo quarto. O preço é somente por pessoa se estiver especificado (algo como PPP – Price per person), mas não é comum.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 9:51 pm

  41. Olá Tarsila,

    Imaginei que o valor fosse pelo quarto mesmo, achei muito caro para ser por pessoa rsrs

    Muito obrigado, ótima semana!

    Comentário by Pedro Henrique — 13/02/2012 @ 11:30 am

  42. Olá Pedro,

    Disponha, fico feliz em poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/02/2012 @ 12:15 pm

  43. Olá!

    Eu possuo a cidadania italiana e o passaporte italiano, e fiquei sabendo que eu não preciso ter os 3.000,00 euros que o governo Irlandês pede.
    Queria saber se além dessa grana obrigatória, quais outras vantagens eu tenho por ter o passaporte italiano, tipo, o que mais eu não pagaria, etc.

    Fico no aguardo,

    Giuseppe.

    Comentário by giuseppe — 15/02/2012 @ 2:24 am

  44. Olá Giuseppe!

    Cidadão europeu da União Européia pode trabalhar legalmente em Dublin (e em qualquer outro país da União Européia) sem ter de obter visto (portanto sem ter de apresentar €3 mil).

    Estes são os direitos dos cidadãos europeus que querem viver na Irlanda:http://www.citizensinformation.ie/en/moving_country/moving_to_ireland/rights_of_residence_in_ireland/residence_rights_eu_national.html

    E informações de quem é da União Européia e quer trabalhar na Irlanda: http://www.citizensinformation.ie/en/employment/migrant_workers/coming_from_eu_to_work.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/02/2012 @ 1:04 pm

  45. Bom dia Tarsila !

    Olha eu estou procurando há um tempão informações sobre a escola que vou estuadr na Irlanda, e não consigo encontrar algo concreto sobre a mesma, gostaria de saber se vc consegue me falar algo sobre a EDUCATION FOR A BETTER WORLD se ela realmente é autorizada pelo governo do país,
    se tiver algum site que fala da indole dessa escola tbm me ajuda, o google ta saindo tanta informação que to ficando perdido já com tanta coisa pra ler rsrs…

    desde já agradecido a e parabéns pelo blog está me ajudando com milhares de dúvidas que eu estava, brigadão !

    Comentário by Fabrício — 15/02/2012 @ 1:50 pm

  46. Olá Fabrício!

    Infelizmente eu nunca ouvi falar desta escola e portanto não sei lhe dizer se ela é aprovada pelo NQAI.
    Você poderia me passar o site da escola?

    Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/02/2012 @ 1:13 pm

  47. Valeu Tarsila pelo retorno e parabéns pelo excelente blog!

    Comentário by giuseppe — 17/02/2012 @ 7:44 pm

  48. Olá Giuseppe!

    Obrigada pelo carinho.
    Disponha, é um prazer poder ajudar. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 12:42 pm

  49. Ola Tarsila, tudo bem? Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site novamente.
    E aproveito para dizer que a Success College desde Marco de 2010 tem tambem uma filial em Gort, Co. Galway e ‘e possivel os alunos estudarem em ambas escolas sem taxas adicionais. Obrigado e boa semana!

    Comentário by Paulo Oliveira — 21/02/2012 @ 4:37 pm

  50. Olá Paulo,,

    Obrigada pelo comentário.

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 1:44 pm

  51. Olá Tarsila.
    A algum tempo venho lendo o seu Blog para conhecer mais como são as coisas por ai…
    Estou indo para a irlanda no próximo mês e estou ainda em dúvida de qual escola escolher, porem achei os valores passados pelas agencias muito caro, vejo que quase todas as pessoas que conheço são agenciadas porem ja moro na europa e tenho cidadania.
    Como devo proceder? Você acha melhor e mais viável entrar em contato com a escola?

    Grata
    Cris…

    Comentário by Cristiane Mattos — 29/05/2012 @ 5:08 pm

  52. Olá Cristiane,

    Como você já mora na Europa e tem cidadania, a melhor recomendação é realmente entrar em contato com as escolas.

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 2:45 pm

  53. Success college? Pois bem, estou encaminhando para os blogs, sites e empresas de intercâmbio que me sugeriram a Success um comunicado sobre essa escola. Fechei direto com a escola depois de pesquisar muito na internet e verificar que ela era indicada por agências, obviamente o preço era bom e por isso já sabia q não podia ser das melhores, mas – ingenuidade minha – não conhecia o esquema de venda de cursos para conseguir visto e é nisso que a escola se baseia. Estudei por apenas 3 meses e logo após fechar e pagar vc nota que o atendimento muda e o tão prestativo funcionário nunca mais está online e/ou disponível para sanar dúvidas. Até dias antes da viagem não sabia sobre minha acomodação! Resumidamente: a imigração já me avisou na entrada que a escola estava fechada, que eu paguei a toa e deveria tentar reembolso, acreditei ser “pressão”, mas meu transfer tb não foi me buscar. Uma colega tb foi alertada na imigração e ficou sem transfer. Pagamos 2x pelo transporte (temendo não ter acomodação, mas ela existia). Não era há 15 minutos a pé da escola… 45 minutos caminhando, nada perto. Uma casa grande, suja, caindo aos pedaços, lixo acumulado porque o landlord não pagava a taxa… (Landlord é irmão do dono da Success, tá!). Formalizei a reclamação do transfer e o funcionário me disse que eu devia ter comunicado o atraso. Como? em pleno voo? do meu celular que não funcionava no exterior ainda? Além disso, está lá no painel que ia atrasar! Mas a culpa era minha e eles esperavam só 2h… mas “peraê” atrasei uma hora e não tinha ninguém e nem os telefones atendiam… Sabe o que ouvi? Olha, verifiquei que vc chegou na sua acomodação por volta das 19h e se seu voo estava marcado para às 13h, significa que vc atrasou mais q duas horas… opa, opa, refaça sua linha de pensamento: Não, meu bem, fiquei mais de 5 horas perdida no aeroporto, esperando um transfer, que só consegui por minha conta com auxílio de outros brasileiros que estavam esperando conhecidos no aeroporto e viram nosso desespero.
    Subi a reclamação e sabe o que ouvi? Aos berros, ouvi num inglês pior que o meu: cala a boca, vc não está entendendo, a culpa é sua e não vou devolver nada.
    Mas, graças à tecnologia, tinha guardado no histórico do meu skype todas as informações da venda do curso, cujos pontos principais eu printei e enviei ao dono da Success:
    – 1 – Perguntei mais de 3x em dias alternados sobre o transfer (queria saber se falava português, por exemplo) e em nenhum momento foi dito que ele me esperaria por apenas um tempo determinado.
    – 2 – o rapaz me vendeu uma acomodação há 15 minutos a pé da escola (na verdade eram 45 como disse)
    – 3 – ele disse que teriam 2 professores por sala (nativos)… meu professor era polonês e apesar de dominar o inglês, acho q nunca preparou a aula…

    Além disso, escrevi que era responsabilidade da escola a minha entrada no país e, portanto, tinham que me dar algum suporte… a papelada que consta na imigração cita que minha entrada é para estudar na Success…que falta senti do Procon!!!
    Depois disso, fui chamada pelo dono da Success que se desculpou pelo atendimento prestado, blá, blá, blá, e se ofereceu para pagar do próprio bolso o valor do transfer que eu paguei (o segundo transfer de 20 euros, pq o primeiro de 40 euros, ele não tinha como pagar, pois já tinha repassado). Afirmou tb que tinha mudado o conteúdo das cartas encaminhadas aos alunos e alterado os fones para facilitar o acesso.
    Se um transfer cobra em média 20 euros e um táxi 30, pq a escola cobra 40? Depois tb descobri que cada um é informado de um valor diferente, inclusive de acomodação. Trocamos de professores 2x, pois estes optaram por outros trabalhos melhores remunerados. Nem sempre havia recepcionista para te atender, a sala de alunos foi recém reformada, porém estava com cheiro de tinta e mofo. Não há grandes recursos didáticos e nem material… Sorte que tive uma boa professora Canadense no meio do caminho.
    Após às 18h, a escola vira um templo religioso, saliento que não é preconceito religioso, pq não importa o tipo de religião, só o fato de fechar a escola pra isso.
    Recusei-me a falar com o atendente que me vendeu o curso, pq além de não ajudar, tentou me prejudicar!
    As minhas colegas compartilham da minha opinião e farão suas denúncias após o término do curso, pois temem pelo atendence… já que percebemos que os donos da escola são muito vingativos!

    Comentário by Thais — 16/07/2012 @ 11:00 pm

  54. Olá Thais,

    Que coisa mais desagradável. Fico muito aborrecida que você tenha tido uma experiência tão negativa com a escola. Se você deseja entrar em contato com algum órgão de ajuda ao consumidor fale com o Citizen’s Information (há um posto na O’Connell Street).
    Para reclamações de escolas de inglês você deve entrar em contato com o NQAI-ACELS, que monitora os padrões de qualidade das escolas neste endereço:

    National Qualifications Authority of Ireland
    Accreditation and Co-ordination of English Language Services
    5th Floor Jervis House
    Jervis Street
    Dublin 1
    Ireland
    Tel:+353 (0)1 8871500
    Homepage: http://www.acels.ie

    Aqui há informações como fazer uma reclamação formal:
    http://www.citizensinformation.ie/en/consumer_affairs/consumer_protection/consumer_complaints/how_to_make_a_consumer_complaint.html

    E aqui são os seus direitos quando você compra um serviço na Irlanda:
    http://www.citizensinformation.ie/en/consumer_affairs/consumer_protection/consumer_rights/your_rights_when_you_buy_a_service.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 8:27 pm

  55. Obrigada, Tarsila, muito importante saber que as relações de consumo estão protegidas fora do país.

    Comentário by Thais — 20/07/2012 @ 11:09 pm

  56. Olá Thais,

    Disponha, é um prazer poder ajudar.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/07/2012 @ 12:10 am

  57. Tarsila, estou louca pra fazer um intercâmbio, e queria aproveitar as férias do trabalho pra usá-las em prol de conhecimento. Então qria saber se existe curso básico de inglês na Irlanda de apenas 30 dias. Li vários posts aqui mas só encontrei intercâmbio de um ano.
    Você pode me ajudar?

    Bjs
    Indyra

    Comentário by Indyra — 13/08/2012 @ 8:50 pm

  58. Olá Indyra,

    Há sim diversas escolas que oferecem cursos de curta duração, é que a maioria dos estudantes que vem para cá opta pelo curso de 1 ano. Recomendo que entre em contato com a escola de seu interesse e pergunte sobre esta possibilidade, pois é muito muito provável que ela ofereça. Eu mesma já entrevistei alunos que estudaram na Irlanda por um período curto, poranto pode ficar tranquila. Veja mais:

    http://www.vidanairlanda.com/2012/10/estudar-na-irlanda-international-house-2.html
    http://www.vidanairlanda.com/2011/09/estudar-na-irlanda-dcu-dublin-city-university.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/estudar-na-irlanda-emerald-cultural-institute.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/11/2012 @ 11:17 pm

  59. Hi Tarsila!

    Gostaria de saber da situação sobre empregos. Dá pra arrumar trabalho para se manter, ou está muito difícil? Eu tenho a cidadania italiana e até já te mandei uns recados.

    Abraço!

    Comentário by Giuseppe — 31/08/2012 @ 3:57 pm

  60. Olá Giuseppe,

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 5:02 pm

  61. Olá Tarsila, bom dia brasileiro!!!!

    Bom, estou fechando com a Success College sem agência. Mandei um e-mail para a escola, e quem me respondeu foi uma brasileira que trabalha na escola. Ela faz toda a intermediação parece. Mas você sabe, mineiro é desconfiado!! Assim, gostaria de me certificar que esse procedimento é padrão, porque ela me pediu para enviar por e-mail meu passaporte e RG escaneados. Infelizmente hoje em dia vivemos em um mundo de inseguranças, e nesse momento não posso cair em nenhuma furada. Afinal, é um sonho realizado. Assim, gostaria de saber se o procedimento padrão da escola é esse com brasileiros antes de mandar esses meus documentos escaneados. Desde já agradeço a atenção e parabens pelo blog, é demais!!

    Comentário by Fernanda — 14/03/2013 @ 1:07 pm

  62. Olá Fernanda!

    Infelizmente não sei lhe dizer pois cada escola trabalha de uma forma. Fazer um intercâmbio por conta própria, sem o intermédio de uma agência, implica em lidar com todas as adversidades sem um apoio a mesma. Normalmente a escola precisa saber quem você é para fazer as cartas necessárias de acomodação e comprovação de pagamento do curso. Na dúvida, pergunte à eles para quê eles precisam das cópias do seus documentos, tenho certeza que eles podem clarificar esta questão.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 9:03 pm

  63. Oi Tarsila!
    Primeiramente parabéns pelo site, é realmente esclarecedor, objetivo e bem feito!

    Estou entrando em contato com as escolas e a success college me ofereceu acomodações em modarias estudantis nos enderços:

    125 North Circular Road Dublin 7, Dublin, Ireland
    83 Claremont court, Dublin 7, Dublin, Ireland

    Vi fotos das residências no site e achei boas, mas com o comentário na entrevista de que as moradias oferecidas eram sujas e em local perigoso, fiquei com receio. Você teria alguma informação sobre isso, pelo menos sobre a localização dessas moradias?

    Obrigada

    Comentário by Liège — 15/05/2013 @ 4:25 pm

  64. Olá Liège,

    Obrigada pelo comentário e carinho.

    Eu não conheço as acomodações da Success College e nem sei se estas são as mesmas que tiveram referência na entrevista. As duas acomodações são do lado norte de Dublin, contudo pelos endereços eu preferiria ficar na North Circular Road, que há mais comércio ao redor.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 8:49 am

  65. Olá Társila!

    boa tarde estou com um orçamento de uma agencia do Success College porem não encontrei o site deles não sei muita coisa da escola se ela tem certificados essas coisas, aqui estou lendo ótimas referencias da escola porem são datadas de 2012. Gostaria de saber como esta a escola nos tempos atuais e o que você acha da escola (se poder opinar seria muito bom).
    Muito obrigado e parabéns pelo site.

    Comentário by Odair Silva — 15/01/2014 @ 3:41 pm

  66. Olá Odair!

    O endereço do site da Success College está no final do artigo acima. É, de fato, recomendado que você saiba quais são as certificações oferecidas pela escola, mas como eu não estudo nela não posso dar minha opinião. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.
    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 8:34 am

Sorry, the comment form is closed at this time.